Reformas de Bolsonaro para o mercado petrolífero em 2019 não incluem a venda da Petrobras

Bolsonaro reformas 2019 petróleo petrobras
 

Umas das principais propostas é manter a Petrobras como estatal de capital misto, mas as subsidiárias de mercado de refino, distribuição, logística e transporte serão vendidas

Depois que o país elegeu Jair Bolsonaro, o autoproclamado ” o Trump dos trópicos”,  indústria brasileira de petróleo e gás natural provavelmente continuará com reformas destinadas a atrair investimentos e impulsionar a produção, especialmente na altamente produtiva fronteira do pré-sal, , presidente do país. O presidente eleito de direita, que disputou uma plataforma de lei e ordem, superando o esquerdista Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), por uma margem de 55% a 45%. As pesquisas que antecederam a segunda rodada de votação indicaram uma vitória do Bolsonaro, embora a margem final de vitória tenha ficado mais próxima do que o esperado.

A grande reabertura do patch de petróleo do Brasil, que começou em meados de 2016 após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, deve continuar sob o novo governo, com Bolsonaro mantendo as reformas implementadas nos últimos dois anos. O Brasil estabeleceu uma programação anual fixa de leilões de compartilhamento de produção e rodadas de licitação, reduziu os requisitos para usar bens e serviços produzidos localmente em exploração e desenvolvimento e permitiu que as companhias petrolíferas estrangeiras operassem campos de pré-sal vendidos sob acordos de partilha de produção.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) já tem planos de realizar a 16ª rodada de licitações do país e o sexto leilão de compartilhamento de produção do pré-sal no segundo semestre de 2019, que deve ser mantido e aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). esta semana. Além disso, Bolsonaro provavelmente vai pressionar o governo para concluir as negociações de ajuste de preços nas áreas de transferência de direitos com a Petrobras. Isso abriria caminho para que o governo vendesse volumes adicionais de petróleo que a Petrobras descobriu em área sob controle do governo.

Um leilão de transferência de direitos seria altamente antecipado pela indústria petrolífera, com a venda colocando cerca de 5 bilhões a 15 bilhões de barris de óleo equivalente que foram descobertos, lançados e perfurados no mercado. As estimativas iniciais atribuem bônus potenciais de assinatura gerados pelo leilão em US $ 100 bilhões.

A Petrobras já detém os direitos para produzir 5 bilhões de barris da região, com o Campo de Búzios que bombeou o primeiro óleo em abril, com uma estimativa de 3,1 bilhões de barris recuperáveis.

PLANO PARCIAL

Sob os termos do plano de política econômica de Bolsonaro apresentado no início de outubro, o novo presidente também prometeu remover gradualmente as exigências de conteúdo local, estabelecer incentivos para pequenas empresas e incentivos à exploração e desenvolvimento de depósitos não convencionais e abrir os mercados de gás natural à concorrência. . A Petrobras continuará sendo uma empresa estatal de capital misto, mas as subsidiárias que detêm posições dominantes no mercado de refino, distribuição, logística e transporte serão vendidas, de acordo com o plano.

O candidato de Bolsonaro ao ministro da Fazenda, economista amplamente respeitado Paulo Guedes, também confirmou nesta segunda-feira que o governo continuará privatizando as entidades industriais lideradas pelo Estado sob o novo governo.

Espera-se que o apoio do governo ajude a Petrobras a avançar com seu plano, muitas vezes adiado, de vender US $ 21 bilhões em ativos em 2017-18. Diversas vendas de ativos estão paradas devido à decisão judicial da Suprema Corte de que o Congresso deve aprovar a venda de ativos estratégicos, como a venda pela Petrobras de quatro refinarias representando 25% da capacidade instalada e da rede de gasodutos Transportadora Asociada de Gas, ou TAG . A venda do TAG deve levantar mais de US $ 5 bilhões para a Petrobras.

A liminar foi proferida apesar de uma metodologia de vendas aprimorada e transparente, implementada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que atua como órgão fiscalizador do governo.

Subsídios do diesel será um dos maiores desafios de Bolsonaro

Um dos maiores desafios do novo governo será o que fazer com um subsídio contínuo aos preços domésticos do diesel. O governo concordou em reduzir os preços do diesel para resolver uma greve brutal de 10 dias por caminhoneiros independentes em maio, mas o subsídio expira em 31 de dezembro. A Petrobras e outros distribuidores, importadores e refinadores que aderirem ao subsídio serão reembolsados ​​pela diferença entre as exportações internacionais. e preços domésticos, que deverão custar cerca de 9,5 bilhões de reais.

Bolsonaro provavelmente precisará se retirar de sua retórica de campanha anti-establishment para negociar com um Congresso, que provavelmente será liderado por uma aliança controlada pela oposição nas primeiras semanas do novo governo, para resolver a questão dos subsídios aos diesel ou enfrentar um potencial. crise. O recente fortalecimento da moeda real do Brasil em relação ao dólar norte-americano e os preços internacionais mais baixos dos derivados de petróleo, no entanto, ajudaram a reduzir naturalmente os preços dos combustíveis, numa tendência que deve ajudar as negociações.

As negociações de subsídios também poderiam ser incluídas como parte de uma revisão mais ampla do segmento de distribuição do Brasil. O plano econômico de Bolsonaro incluiu mudanças na forma como os combustíveis de transporte são tributados no Brasil, bem como a implementação de “proteções apropriadas” para aliviar o impacto da volatilidade do mercado de combustíveis nos consumidores domésticos.


Bolsonaro precisará fazer alianças para aprovar seus projetos energéticos

O Partido Liberal Social de Bolsonaro, ou PSL, é o segundo maior bloco de votação na Câmara dos Deputados, embora o grupo possa eventualmente expandir seu poder com uma possível aliança com um grupo de partidos de centro. Mas mesmo sozinho, o tamanho do PSL deve ser suficiente para afastar qualquer tentativa da oposição de derrubar avanços recentes da reforma, como tornar a Petrobras a única operadora de campos de pré-sal vendidos sob acordos de partilha de produção.

Poucos detalhes concretos surgiram sobre os objetivos e as metas da política energética primária de Bolsonaro na segunda-feira. A conversa no mercado no final da semana passada indicou que Bolsonaro estava considerando nomear um general para ser executivo-chefe da Petrobras, o que poderia ser visto como um passo para trás, dada a liderança orientada para o mercado de Pedro Parente e Ivan Monteiro. O Ministério de Minas e Energia terá a tarefa de continuar os estudos sobre a melhor forma de abrir os mercados brasileiros de combustível e gás natural à concorrência, o que exigirá liderança competente com conhecimento do setor.

O contrato do diretor-geral da ANP, Decio Oddone, um líder da indústria amplamente respeitado terminará em 2020, com Oddone dizendo que gostaria de continuar no cargo. Oddone dirigiu o ANP através de uma modernização massiva e da grande quantidade de rodadas de licitações realizadas nos últimos dois anos.




 

Vitória de Bolsonaro no segundo turno é celebrada pela Industria do petróleo e gás, diz executivo da S & P Global Platts

Gostaria de Ganhar um Curso de CBSP+HUET, 100% Grátis?

Em dezembro de 2018, sortearemos dois cursos combos de CBSP( Curso Básico de Segurança em Plataforma) e HEUT( Escape de Aeronave Submersa). Acontece que estes cursos são caros e muitas que desejam fazer pela primeira vez ou fazer uma reciclagem, estão com dificuldades devido a atual situação de empregabilidade. O Click Petróleo e Gás em reconhecimento a você leitor, com o patrocínio da Shelter Cursos e Treinamentos,  sortearemos estas certificações. Como participar...? É muito simples! Compartilhem ao máximo nos postagens nas redes sociais como ( Facebook, Linkedin, Whatsapp e etc)  e em seus grupos de amigos! Se tudo der certo, todos os meses a partir de dezembro sortearemos estes e outros cursos. As formas, regras e parâmetros para o sorteiro serão divulgados neste final de semana em nossas redes sociais. Aproveitem e visitem o site da  Shelter Cursos e Treinamentos clicando aqui, há muitos treinamentos na área de petróleo e gás disponíveis.
The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior