Reaquecimento do comércio global é demonstrado pela alta do fluxo de navios no Canal do Panamá

Roberta Souza
por
-
19-08-2020 14:20:00
em Economia, Negócios e Política
Reaquecimento do comércio global é demonstrado pela alta do fluxo de navios no Canal do Panamá Segundo levantamento da Fitch, mais de 3% do comércio marítimo do mundo todo passa pelo Canal do Panamá

Segundo levantamento da Fitch, mais de 3% do comércio marítimo do mundo todo passa pelo Canal do Panamá

Reaquecimento mundial – o aumento do fluxo de navios no Canal do Panamá sinaliza uma lenta retomada do comércio global, que sofreu fortes quedas nos últimos meses, decorrente da pandemia do Covid-19.

Confira outras notícias:

No mês de julho, um total 933 embarcações atravessaram a hidrovia, um aumento de 10,5% comparado ao mês anterior, que registrou o menor fluxo desde que o canal inaugurou um conjunto de eclusas para acomodar navios maiores em 2016.

O mês de agosto também apresenta melhorias nos números, afirma a encarregada pelo Canal Ilya Espino de Marotta, em entrevista à Bloomberg.

O transporte marítimo de contêineres entre os EUA e a Ásia, rota mais importante do canal, começou a aumentar este mês, disse ela. No entanto, cruzeiros seguem cancelando viagens, e o comércio de Gás Natural também pode levar mais tempo para se recuperar, acrescentou.

“No curto prazo, acreditamos que os contêineres têm mais chances de se recuperar que os navios de cruzeiro”, disse Espino de Marotta.

Mais de 3% do comércio marítimo mundial passa pelo Canal do Panamá, de acordo com levantamento da Fitch.

O que é o Canal do Panamá?

O Canal do Panamá é um atalho náutico artificial que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Em vez das embarcações / navios darem a volta no continente sul-americano, o que poderia levar até quatro semanas, em apenas 10 horas elas podem passar de um lado para o outro, atravessando os cerca de 80 quilômetros de canal.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos