Segundo levantamento da Fitch, mais de 3% do comércio marítimo do mundo todo passa pelo Canal do Panamá
Reaquecimento mundial – o aumento do fluxo de navios no Canal do Panamá sinaliza uma lenta retomada do comércio global, que sofreu fortes quedas nos últimos meses, decorrente da pandemia do Covid-19.
Confira outras notícias:
- Vagas onshore e offshore para Macaé e Espírito Santo foram anunciadas pela empresa prestadora de serviços no setor de óleo e gás GranIHC
- Estudantes de Engenharia – A GE está com vagas de estágio na área de produção, neste dia 19
- Coca-Cola FEMSA está com 55 vagas de emprego abertas para cargos de técnicos, analistas, promotores, operadores e mais
No mês de julho, um total 933 embarcações atravessaram a hidrovia, um aumento de 10,5% comparado ao mês anterior, que registrou o menor fluxo desde que o canal inaugurou um conjunto de eclusas para acomodar navios maiores em 2016.
O mês de agosto também apresenta melhorias nos números, afirma a encarregada pelo Canal Ilya Espino de Marotta, em entrevista à Bloomberg.
-
Startup brasileira transforma borra de café em biocouro vegetal, reduz consumo de água em mais de 50 vezes e tenta levar um resíduo diário para a moda sustentável de alto impacto
-
O novo leilão do Eco Invest promete destravar até R$ 50 bilhões em investimentos e colocar fertilizantes verdes, minerais críticos, baterias e inteligência artificial no centro da disputa por indústria limpa no Brasil
-
Enquanto 50% dos brasileiros preferem pagar menos impostos e contratar serviços particulares de saúde e educação, 44% escolhem pagar mais tributos para receber esses atendimentos gratuitamente do Estado, revela pesquisa Datafolha
-
O cartão Samsung Itaú será encerrado em 1º de agosto de 2026 e toda a base de clientes vai migrar automaticamente para o Itaú Platinum, confirmam as duas empresas
O transporte marítimo de contêineres entre os EUA e a Ásia, rota mais importante do canal, começou a aumentar este mês, disse ela. No entanto, cruzeiros seguem cancelando viagens, e o comércio de Gás Natural também pode levar mais tempo para se recuperar, acrescentou.
“No curto prazo, acreditamos que os contêineres têm mais chances de se recuperar que os navios de cruzeiro”, disse Espino de Marotta.
Mais de 3% do comércio marítimo mundial passa pelo Canal do Panamá, de acordo com levantamento da Fitch.
O que é o Canal do Panamá?
O Canal do Panamá é um atalho náutico artificial que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Em vez das embarcações / navios darem a volta no continente sul-americano, o que poderia levar até quatro semanas, em apenas 10 horas elas podem passar de um lado para o outro, atravessando os cerca de 80 quilômetros de canal.
