Radix fatura contratos da Eneva para desenvolver o projeto Estação de Produção de Gás Natural de Gavião Belo; campo tem potencial para ser o segundo maior da Bacia do Parnaíba

Flavia Marinho
por
-
21-10-2021 12:16:02
em Petróleo, Óleo e Gás
ENEVA - PARNAÍBA - GÁS - PRODUÇÃO - RADIX - Eneva contrata Radix para desenvolver projeto de nova Estação de Produção de Gás Natural / Imagem Google

Estação de Produção de Gás Natural de Gavião Belo tem potencial para ser o segundo maior da Bacia do Parnaíba e terá conexões com a Unidade de Tratamento de Gás (UTG) da Eneva

A Eneva contratou a Radix para desenvolver o projeto – Estação de Produção de Gás Natural de Gavião Belo, na Bacia do Parnaíba (MA). No momento, estão sendo realizados diversos estudos e simulação de processo e dimensionamento dos principais equipamentos. A empresa, especializada em tecnologia e engenharia, já é parceira da Eneva há cerca de seis anos e vem participando de vários projetos para atender ao Complexo do Parnaíba no Maranhão e ao Campo de Azulão, em Silves – Amazonas.

Leia também

O campo de Gavião Belo tem potencial para ser o segundo maior campo da Bacia do Parnaíba

Para fornecer a infraestrutura necessária ao projeto e dimensionar os gasodutos de interligação das unidades clusters com a Estação de Produção de Gás Natural de Gavião Belo, a Radix está fazendo uma série de estudos de simulação de processo e dimensionamento dos principais equipamentos. O campo de Gavião Belo tem potencial para ser o segundo maior campo da Bacia do Parnaíba, com um volume estimado Pmean de 6,78 bilhões de metros cúbicos de gás natural.

“No momento estamos em uma fase conceitual do projeto, na qual o objetivo é fornecer os inputs necessários para o desenvolvimento do campo. Estamos fazendo estudos de processo para dimensionar os principais equipamentos e dutos, e consequentemente definindo o layout da nova planta para confirmação do espaço físico necessário para implantar essa unidade, que contempla sistemas de separação, estabilização de condensado, armazenamento de condensado, sistemas de medição, ilhas de carregamento, captação de água, unidade de tratamento de efluentes, além dos sistemas elétricos e de controle”, explica Augusto Castro, gerente de projetos de capital da unidade de óleo e gás da Radix.

Gavião Belo terá conexões com a Unidade de Tratamento de Gás (UTG) da Eneva

Gavião Belo terá conexões com a Unidade de Tratamento de Gás (UTG) da Eneva, localizada em Santo Antônio dos Lopes- MA, para a qual todo o gás produzido do Parque dos Gaviões é direcionado. Além disso, já estão previstas conexões reservas para outros poços ou campos. À beira da rodovia MA-362, a planta do novo campo é a mais isolada em relação à UTG, cerca de 120km de distância, o que gera um desafio logístico adicional.

“Todo sistema de controle da nova unidade estará integrado a Unidade de Tratamento de Gás localizada em Santo Antonio dos Lopes-MA permitindo o monitoramento de Gavião Belo de forma remota. A Radix com sua vasta experiência no desenvolvimento de projetos para a Eneva irá manter a filosofia de operação atual das demais unidades, observando este novo fator logístico em relação à distância desta nova unidade a UTG. Esta unidade será implantada em um espaço otimizado e terá diferenciais em infraestrutura possibilitando também autonomia das equipes operacionais que irão atuar nela,” conta Augusto.

Complexo Parnaíba é um dos maiores parques térmicos de geração de energia a gás natural do Brasil

O Complexo Parnaíba é um dos maiores parques térmicos de geração de energia a gás natural do Brasil e o empreendimento pioneiro do modelo Reservoir-to-Wire (R2W) no país. A geração de energia pelas usinas termelétricas é abastecida diretamente a partir dos campos de gás natural desenvolvidos e operados pela Eneva, localizados nas proximidades do parque

O Complexo Parnaíba é composto pelas usinas Parnaíba I, Parnaíba II, Parnaíba III e Parnaíba IV, com dois projetos em desenvolvimento: Parnaíba V – em fase final de construção – e Parnaíba VI. Toda energia gerada é enviada para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, a Eneva desempenha um papel importante na transição da matriz energética brasileira, oferecendo energia a partir de um combustível flexível, econômico e eficiente. Além da Bacia do Parnaíba, onde a Radix desenvolveu diversos projetos para a Eneva, a Radix também atuou no projeto de engenharia do campo de Azulão, na Bacia do Amazonas.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe