CG, Gol e Fusca: três gigantes da história automotiva brasileira com números que revelam quem realmente dominou as ruas e o gosto dos brasileiros
A paixão dos brasileiros por veículos atravessa gerações. Mas alguns modelos foram muito além: marcaram época e dominaram as ruas por décadas. Entre os principais ícones da indústria automotiva nacional estão a motocicleta Honda CG, o carro compacto Volkswagen Gol e o clássico Volkswagen Fusca. Todos tiveram impacto, mas os números mostram quem realmente liderou esta corrida.
Honda CG: a líder da lista, com folga
Lançada no ano 1976, a Honda CG foi a primeira moto da marca produzida no Brasil. Em dezembro de 2024, o modelo alcançou a impressionante marca de 15 milhões de unidades produzidas.
Isso a faz o veículo motorizado mais fabricado da história brasileira. Todas as unidades foram vendidas no país, reforçando sua liderança no gosto dos brasileiros. A versão de 125 cilindradas, embora descontinuada em 2019, representou uma grande parte dessas vendas.
-
O que aconteceu com El Chapo, traficante que fugiu de prisão de segurança máxima por um túnel?
-
Conheça os pneus sem ar da Goodyear que não furam, duram mais e já estão sendo testados
-
Use a função do ar-condicionado que 90% dos motoristas ignoram para economizar combustível e gelar o carro mais rápido
-
Gigante japonesa cria motor a amônia que não emite CO2 e pode revolucionar a indústria no Brasil
Volkswagen Gol: o carro mais vendido do Brasil
O Gol teve sua produção iniciada em 1980 e seguiu até meados de 2022. Nesse tempo, foram fabricadas 8,5 milhões de unidades.
Dessas, aproximadamente 7 milhões foram vendidas em solo brasileiro. O carro também se destacou pela sua longa liderança em vendas: foram 27 anos seguidos no topo, entre 1987 e 2014. É o automóvel mais vendido da história do Brasil.
Volkswagen Fusca: o clássico querido dos brasileiros
Já o clássico Fusca foi produzido no Brasil entre 1959 e 1996, com uma pausa e um breve retorno entre 1993 e 1996.
Ao todo, saíram 3,35 milhões de unidades das fábricas nacionais. É o menor número entre os três, mas seu valor simbólico continua grande. O modelo é lembrado até hoje como um símbolo de várias gerações de motoristas.
Números finais
Segundo dados oficiais, a liderança nacional em unidades produzidas e vendidas pertence à Honda CG. Veja a comparação:
- Honda CG: 15 milhões produzidas e vendidas no Brasil
- Volkswagen Gol: 8,5 milhões produzidas, 7 milhões vendidas no Brasil
- Volkswagen Fusca: 3,35 milhões produzidas e vendidas em terreno brasileiro
A CG domina em quantidade. O Gol lidera entre os automóveis. O Fusca, embora atrás em números, mantém seu status de ícone valioso e que marcou gerações. Cada um representa um tempo e uma história diferente nas estradas brasileiras.
Essa galera que considera carro antigo, melhor que os atuais, vivem no passado, com o avanço da tecnologia devemos avançar, na medida que pudermos, cada um com sua limitação financeira, mas dizer que os carros atuais são piores que os de 40-50 anos atrás é uma mentira.
O Fusca é imbatível em todos os termos desta história, pois foi o mesmo do início ao fim. Os demais veículos mencionados modificaram mais que camaleão em suas formas e estruturas. Correto?
Eu tive três fuscas 1.66 em 1984.outro 67.em 1995.e outro 71.em 1999.hj não quero mais Fusca