PT aciona STF para reativar Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras, no Paraná, para produzir oxigênio

Flavia Marinho
por
-
22-01-2021 11:53:41
em Petróleo, Óleo e Gás
PT - oxigênio - petrobras - fafen - STFs - paraná

Em razão do colapso no sistema de saúde, PT pede a reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras, no Paraná, fechada há um ano

Em nova manifestação ao Supremo Tribunal Federal, o líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), solicitou ao ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia), a reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras no Paraná (Fafen-PR) está desativada desde janeiro de 2020, para a produção de oxigênio medicinal para o abastecimento nacional durante o estado de calamidade pública.

Leia também

O ofício foi encaminhado ontem (21/01) ao ministro Bento Albuquerque, o deputado propõe que a Fafen seja operada pela própria Petrobras ou por terceiros, inclusive cooperativas de trabalhadores.

Além disso, ele defendeu que as instalações da fábrica sejam convertidas para a produção de oxigênio medicinal, “insumo absolutamente essencial para que milhares de vidas sejam salvas neste momento”.

No ofício, Enio Verri destacou a crítica situação vivenciada pela população amazônida, em razão do colapso no sistema de saúde de Manaus e de outras cidades do estado do Amazonas e pela instabilidade no abastecimento de oxigênio hospitalar durante esse período de pandemia do coronavírus, situação agravada a partir do início do mês de janeiro de 2021, e que gerou a trágica situação de centenas de óbitos por asfixia e por falta de atendimento.

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski ordenou que a União apresentasse plano detalhado sobre as medidas a serem adotadas com relação à situação de Manaus.

O ministro considerou as informações prestadas pela AGU e as notícias de colapso no sistema de saúde de diversos outros estados e municípios para cobrar medidas do governo federal.

Sobre a Fafen-PR Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras, no Paraná

A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras no Paraná foi fechada há um ano pela direção da empresa. Ela tem capacidade para a produção de 30 mil metros cúbicos de oxigênio por hora, suficientes para abastecer 30 mil cilindros hospitalares pequenos, o que reduziria ou mesmo eliminaria o risco de interrupção do suprimento deste insumo essencial para salvar vidas durante esse período de pandemia no Brasil.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.