1. Início
  2. /
  3. / Próxima geração de FPSO da Modec terá novo design
Tempo de leitura 3 min de leitura

Próxima geração de FPSO da Modec terá novo design

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 02/08/2019 às 08:10

Sem categoria

MODEC FPSO m350
Próxima geração de FPSO’s da Modec terão novos designs

O especialista em FPSO japonês, MODEC, revelou dois novos projetos de FPSO, que, segundo ele, suprirão a necessidade de maior espaço de convés e maior capacidade de armazenamento, além de prolongar a vida útil do FPSO, entre outras.

A MODEC disse: “Nos últimos anos, grandes FPSO ‘ s foram baseados principalmente na conversão de Very Large Crude Carriers (VLCCs) usados. No entanto, como resultado dos aumentos nas capacidades de produção de petróleo e gás, os topsides se tornaram maiores e mais pesados, o que levou a uma área de espaço de convés insuficiente e insuficiente capacidade de armazenamento de petróleo bruto ”.

Veja também

“Além disso, as durações dos contratos do cliente estão aumentando, exigindo, portanto, mais vidas de projeto do FPSO. No futuro, espera-se que haja uma demanda maior por novos cascos FPSO construídos ”, disse a MODEC.

Respondendo a essas demandas, a empresa japonesa se associou à Mitsui E & S Shipbuilding e desenvolveu o MODEC NOAH, “um casco novo de nova geração”.

A MODEC disse que o design do casco oferece uma grande área de convés para lidar com a tendência de topsides maiores, mais pesados ​​e mais complexos, e é um conceito de design modular para acomodar uma grande variedade de requisitos para vários projetos FPSO, incluindo várias configurações de ancoragem.

A empresa disse que a forma do casco do MODEC NOAH, que consiste em placas de dobra planas ou bidimensionais, reduziria os custos de construção, minimizaria o impacto das cargas batidas e ofereceria melhorias na segurança dos alojamentos.

O casco, por MODEC, seria feito de maneira a permitir um layout eficiente  para as atividades de manutenção adequadas exigidas nas operações de longo prazo; e uma área de convivência mais confortável para os tripulantes, que leva em consideração seu ambiente de trabalho e ambiente de vida.

Arte conceitual do M350

Arte conceitual do M350

Além disso, a MODEC e a indústria de construção naval de Dalian, na China, desenvolveram um “segundo casco FPSO de segunda geração”, o “M350”, que recebeu AIPs do Departamento Americano de Navegação (ABS) e DNV GL.

“Com dois novos cascos de FPSO de última geração no portfólio da MODEC, a saber,“ MODEC NOAH ”e“ M350 ”, a MODEC está muito bem preparada para atender às novas demandas do mercado por FPSOs maiores. Além disso, a MODEC continua a oferecer FPSOs com base nas conversões de navios-tanque existentes, dependendo dos requisitos do cliente ”, disse a MODEC.

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos