O especialista em FPSO japonês, MODEC, revelou dois novos projetos de FPSO, que, segundo ele, suprirão a necessidade de maior espaço de convés e maior capacidade de armazenamento, além de prolongar a vida útil do FPSO, entre outras.
A MODEC disse: “Nos últimos anos, grandes FPSO ‘ s foram baseados principalmente na conversão de Very Large Crude Carriers (VLCCs) usados. No entanto, como resultado dos aumentos nas capacidades de produção de petróleo e gás, os topsides se tornaram maiores e mais pesados, o que levou a uma área de espaço de convés insuficiente e insuficiente capacidade de armazenamento de petróleo bruto ”.
Veja também
- Modec com oportunidades onshore e offshore para Macaé, Rio de Janeiro e São Paulo
- Operadores de Produção requisitados pela Modec, não há necessidade de experiência
- Negócio fechado: Petrobras assina com a Modec a construção do FPSO para Búzios V
- Schlumberger assina dois contratos com a Modec
“Além disso, as durações dos contratos do cliente estão aumentando, exigindo, portanto, mais vidas de projeto do FPSO. No futuro, espera-se que haja uma demanda maior por novos cascos FPSO construídos ”, disse a MODEC.
Respondendo a essas demandas, a empresa japonesa se associou à Mitsui E & S Shipbuilding e desenvolveu o MODEC NOAH, “um casco novo de nova geração”.
- Cursos gratuitos do MIT: aprenda com os melhores! O renomado instituto oferece ensino de alta qualidade, totalmente online (EAD): Descubra como acessar e impulsione sua carreira com um certificado internacional
- Unicamp oferece dezenas de cursos gratuitos e online em diversas áreas para você que quer aprender sem sair de casa!
- Quer aprender Neurociência de graça sem sair de casa e certificado pelo MEC? Ministério da Educação liberou 55 mil vagas em novo curso curso online gratuito e sem processo seletivo para todo o Brasil
- Após falta de mão de obra, Governo anuncia NOVO concurso para Polícia Federal com 2.000 vagas de Agente Administrativo, Escrivão, Perito e mais; edital com contratação IMEDIATA para 2025 e salários de até R$ 41,3 mil!
A MODEC disse que o design do casco oferece uma grande área de convés para lidar com a tendência de topsides maiores, mais pesados e mais complexos, e é um conceito de design modular para acomodar uma grande variedade de requisitos para vários projetos FPSO, incluindo várias configurações de ancoragem.
A empresa disse que a forma do casco do MODEC NOAH, que consiste em placas de dobra planas ou bidimensionais, reduziria os custos de construção, minimizaria o impacto das cargas batidas e ofereceria melhorias na segurança dos alojamentos.
O casco, por MODEC, seria feito de maneira a permitir um layout eficiente para as atividades de manutenção adequadas exigidas nas operações de longo prazo; e uma área de convivência mais confortável para os tripulantes, que leva em consideração seu ambiente de trabalho e ambiente de vida.
Além disso, a MODEC e a indústria de construção naval de Dalian, na China, desenvolveram um “segundo casco FPSO de segunda geração”, o “M350”, que recebeu AIPs do Departamento Americano de Navegação (ABS) e DNV GL.
“Com dois novos cascos de FPSO de última geração no portfólio da MODEC, a saber,“ MODEC NOAH ”e“ M350 ”, a MODEC está muito bem preparada para atender às novas demandas do mercado por FPSOs maiores. Além disso, a MODEC continua a oferecer FPSOs com base nas conversões de navios-tanque existentes, dependendo dos requisitos do cliente ”, disse a MODEC.