Projetos de energia solar crescem no Brasil e chamam atenção de investidores

Valdemar Medeiros
por
-
22-09-2020 10:11:46
em Energia Renovável
energia solar - investidores - renovável Painéis de energia solar

A geração distribuída de energia solar no Brasil vem chamando a atenção dos acionistas e tudo indica que mais investimentos estão por vir

Durante a pandemia e a severa crise econômica com perdas massivas de empregos, tem havido muitas notícias ruins e perturbadoras, uma boa notícia nessa mistura é a recente descoberta de que a geração global de energia eólica e solar dobrou nos últimos cinco anos, de acordo com um novo relatório do EMBER.

Leia também

À medida que a energia solar aumenta, é possível para as nações ao redor do mundo reduzir sua dependência excessiva de combustíveis fósseis e energia nuclear. Especialista em Direito Ambiental explica sobre o desenvolvimento do país na indústria de energia solar.

Monitoramento de energia solar no Brasil

A maior presença de energias renováveis, em especial de energia solar na matriz brasileira é algo que já está acontecendo e continuará acontecendo nos próximos anos.

Em 2006, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) passou a monitorar periodicamente a capacidade instalada dos parques eólicos em operação comercial, hoje distribuídos em oito estados (Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Atualmente, o ONS registra 14.975 MW de energia solar instalada, o que representa 9,1% da matriz elétrica.

A capacidade energética nacional tem se expandido no Brasil

A especialista usa como exemplo o estado de Minas Gerais, afirma que existe um projeto em pauta que prevê mais de 100 novos parques de geração distribuída de energia solar.

O Brasil estará definitivamente no caminho certo. Mas nenhum outro governo ainda está garantido para fazer o que precisamos para manter as mudanças climáticas em 1,5 ou mesmo 2 graus. Por exemplo, a China ainda está construindo usinas a carvão.

O problema é que, embora a energia solar sejam baratas o suficiente, elas precisam de uma visão política clara para acelerar todos os obstáculos para uma implementação rápida – coisas chatas como planejamento acelerado e acesso à rede. E uma visão política moralmente forte hoje não existe em muitos países atualmente.    

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.