1. Início
  2. / Construção
  3. / Primeiro robô frentista do mundo completa operação em apenas 3 minutos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Primeiro robô frentista do mundo completa operação em apenas 3 minutos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 30/09/2021 às 11:38
Robô - frentista - profissão - gasolina
“Robô frentista” (Imagem: Reprodução/IT Home)
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Buscando agilidade e eficiência no abastecimento dos veículos, a Sinopec desenvolveu um projeto de robô frentista que pode ser o fim da profissão em alguns países. O robô consegue atender o motorista em apenas 3 minutos

A Companhia Petroquímica da China (Sinopec), já está realizando os primeiros testes do primeiro robô frentista do mundo, que foi criado pela própria empresa. A companhia anunciou a primeira fase de testes no início do mês e as operações com o robô frentista estão ocorrendo na cidade de Nanning. As atividades do robô deverão economizar tempo, trazendo uma maior conveniência aos condutores que precisam abastecer o veículo de forma rápida. Além disso, o serviço do novo robô poderá substituir os humanos na profissão.

Leia outras noticias relacionadas

Reabastecimento em apenas 3 minutos

Para utilizar o robô, o motorista deverá fazer o download do aplicativo da Sinopec e solicitar o serviço, o robô frentista será responsável por identificar a tampa do tanque de combustível, abrir a tampa, inserir a pistola e finalizar a operação voltando à posição original.

Todas estas etapas do robô frentista são realizadas em apenas 3 minutos, por meio de recursos que tornam o projeto mais inteligente e capaz de realizar tais tarefas. Entre as tecnologias estão o reconhecimento facial e sistemas de posicionamento através de satélite que oferece funções como:

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!
  • Monitoramento dinâmico
  • Identificação automática
  • Operação de simulação
  • Posicionamento preciso
  • Compartilhamento de informações
  • Feedback em tempo real

Também há outras funções que geram uma maior segurança ao motorista, como o alarme de intrusão anormal e também parada de emergência para partidas fora de hora.

Volkswagen desenvolveu tecnologia semelhante ao robô frentista da China

Embora o robô frentista da Sinopec seja o primeiro do mundo, podendo acabar com a profissão, a montadora alemã Volkswagen já apresentou uma tecnologia parecida em dezembro de 2020. O modelo que foi apresentado pela montadora era voltado apenas para modelos elétricos e era chamado de Beep Boop.

Assim como o robô frentista da Sinopec, toda a comunicação acontece através de um aplicativo. No protótipo apresentado pela montadora alemã, o robô frentista abre a tampa da tomada de carga, conecta o modelo elétrico à unidade de abastecimento de energia e logo após retorna à central de carregamento.

Possível fim da profissão no Brasil

Neste mês de setembro, um PL foi apresentado pelo deputado federal, Kim Kataguiri (DEM-SP), que busca acabar com a profissão de frentista no Brasil e também realizar uma série de novas adaptações nos postos de combustíveis. Segundo o deputado, com a demissão dos profissionais, a ideia é baratear os preços dos combustíveis e também tornar os postos mais modernos, fazendo com que seja semelhante com a modalidade existente nos Estados Unidos.

Sendo assim, com o PL, os postos teriam que fazer adaptações para o processo de autoatendimento, que não utiliza as atividades da profissão de frentista. O deputado afirma que o PL pode gerar exonerações, mas afirma que há uma discussão com categorias do setor para que a adaptação passe por um processo de transição, que pode durar cerca de 5 anos.

De acordo com o deputado, os principais aumentos nos combustíveis, não estão ligado apenas às operações nos postos, mas pela elevação do dólar e pela tributação.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos