A startup Lightyear afirma que dará andamento ao projeto do primeiro carro elétrico que recarrega sua bateria através da energia solar
Para a startup neerlandesa Lightyear, ter um carro elétrico que recarrega sua bateria apenas com o uso de energia solar não é futuro, é o agora! A empresa pretende acelerar o projeto do primeiro carro elétrico recarregado por energia solar e se comprometeu com o desafio de iniciar a produção para venda em meados de 2024.
Leia outras notícias do ramo
Palavras do CEO sobre o projeto do carro elétrico
Lex Hoefsloot, CEO da Lightyear, se pronunciou em uma entrevista, e confirmou que a empresa não tem planos apenas para a produção em massa Lightyear One, pois ela pretende ir além, e está com um projeto para desenvolver uma linha inteira de carros elétricos com baterias recarregadas a energia solar.
Hoefsloot acrescentou que a empresa pretende construir carros elétricos que sejam úteis para o dia a dia dos consumidores e ir muito além de ser uma bandeira de tecnologia. O intuito é alcançar o desenvolvimento de automóveis sustentáveis disponíveis a todos.
- TVS APACHE 160 2025 chega no mercado desbancando rivais de peso: Tecnologia de ponta, potência superior e estilo ousado que deixam Titan e Dominar 160 para trás
- Fique de olho! Lista atualizada das motos mais roubadas de São Paulo
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
- Novo Nissan Versa SR 2025 chega na faixa dos R$ 100 mil: Mais barato e melhor que o Honda City? Sedã aspirado promete excelente custo-benefício e desafia os principais rivais do segmento!
Primeiro carro elétrico que recarrega com auxílio de energia solar deve ser lançado em 2024
O primeiro modelo da empresa será o Lightyear One, mencionado acima. O carro elétrico que usa a energia solar para recarregar sua bateria é um sedã de 5,05 metros de comprimento e tem como sua característica principal a carroceria longa e afilada. De altura, o carro elétrico mede 1,4 metros, e, para obter a melhor aerodinâmica possível, ele possui linhas fluidas.
Para não exagerar no peso total, a Lightyear pretende utilizar uma bateria de médio porte. de 60 kWh, que, segundo a empresa, permitirá ao carro elétrico recarregado por energia solar, uma autonomia de 710 quilômetros quando aliada aos seus 1.300 quilos.
O One irá trabalhar com 4 motores elétricos em cada roda, que segundo a empresa é uma configuração que chega a ser 3 vezes mais eficiente que a montagem mais comum. A Lightyear destaca também os painéis de energia solar, que irão possibilitar a recuperação de aproximadamente 60km de autonomia diários.
Sobre a Lightyear
Fundada em 2016, a Lightyear, está presente em 14 países e conta com 128 funcionários dedicados, experientes e inovadores. A empresa busca sempre dar a maior eficiência aos seus projetos, que possuem tecnologias como o trem de força, teto solar e o sistema de gerenciamento térmico. A sua Sede fica localizada no Automotive Campus em Helmond, nas proximidades da região de Brainport da Holanda.