Com o objetivo de aumentar a sustentabilidade do estado do Paraná (PR), Ponta Grossa irá inaugurar a usina termelétrica de biogás pública nesta sexta-feira (30), sendo a primeira do Brasil.
Será inaugurada a primeira usina termelétrica pública a biogás do pais, em Ponta Grossa (PR) nesta sexta-feira (30), às 10h. A apresentação da usina será realizada pela Prefeitura de Ponta Grossa, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os convites começaram a ser distribuídos nesta terça-feira (27) e uma das autoridades que presenciará o evento será o ex-prefeito Marcelo Rangel, que agradeceu à atual prefeita, Elizabeth Schmidt (PSD): “O convite da prefeita me emocionou. Finalmente conseguimos, e a primeira do Brasil será de Ponta Grossa. Todos os nossos esforços dedicados ao meio ambiente valeram a pena”.
Leia também
Brasil ganha a primeira usina termelétrica pública de biogás
O processo para gerar a energia limpa e renovável na usina termelétrica de biogás começa a partir da captação do biogás em poços do Aterro Sanitário. Através de motores a combustão e tecnologias avançadas, o biogás é queimado na usina termelétrica, gerando assim a energia elétrica.
Vale ressaltar que na ocasião da produção excessiva de biogás, ocorre a queima de um “Flare” de alta temperatura, fazendo com que seja atingido o ganho ambiental proposto. A geração de energia renovável através das usinas termelétricas a biogás é uma tecnologia avançada e inovadora no País.
- Energia em Alta: Eneva Alcança Resultados Recordes no Terceiro Trimestre
- Adeus carvão, olá futuro! Termelétrica do Pecém anuncia transição bilionária e promete se tornar referência nacional em energia sustentável
- Governo em alerta: Petrobras planeja recompra de refinaria vendida por US$ 1,8 bilhão em 2021
- Petrobras diz ‘que não’, nega acordo e propõe revisão de venda de refinarias ao Cade em meio a mudanças no mercado!
Ponta Grossa (PR) e a sustentabilidade
Entre as 100 maiores cidades Brasileiras, Ponta Grossa (PR) é a 13ª melhor em sustentabilidade e infraestrutura, com 53 obras que estão a todo vapor. Além da área da sustentabilidade, Ponta Grossa (PR) também tem investido na educação e nos esportes, com seis campos society instalados nos últimos anos.
Neste ano de 2021 a Prefeita Elizabeth Schmidt participou do anúncio da ampliação da Ambev, que investiu R$ 370 milhões em sua planta em Ponta Grossa (PR) com o objetivo de ampliar a capacidade de produção de cervejas. Esse é apenas um dentre muitos outros investimentos que estão por vir no município.
A energia renovável no estado do Paraná (PR)
No ano passado o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, sancionou a Lei Nº 20.435, que garante a continuidade do programa Tarifa Rural Noturna até 2022 e tem como objetivo a ampliação da oferta de energia para o ambiente rural do estado, através da utilização de fontes disponíveis, em evidência a energia solar e de biomassa.
A ideia principal é oferecer incentivos tributários, financiamento e equalização de taxas de juros. Além disso, serão divulgado conteúdos promocionais para incentivar o uso da energia renovável pelos produtores, suas organizações e entidades representantes.