Com um mercado vasto de carros elétricos voadores avançando, agora é a primeira vez que podemos observar a chegada da primeira moto elétrica voadora desenvolvida pelo Japão. O modelo de moto voadora consegue atingir uma velocidade de 100 km/h
A demonstração da primeira moto elétrica foi feito na última semana, onde o veículo foi exibido em uma pista de corrida em uma cidade situada no norte de Tóquio, chamada de Oyama. A moto voadora conta com um design de drone, entretanto pode ser controlada por um humano que vai montado no veículo e por isso é conhecida como uma “moto elétrica voadora”.
Leia outras notícias relacionadas
Moto elétrica do Japão ainda não tem data de lançamento prevista
No vídeo, que foi gravado das arquibancadas e tem menos de cinco minutos de duração, mostra que o teste do modelo da A.L.I Technologies foi bem sucedido. O piloto da moto elétrica realizou apenas movimentos simples e não acelerou e nem subiu tão alto com a moto, embora as capacidades do veículo já tenham sido divulgadas pela empresa.
Por ainda estar nas fases de testes, o modelo ainda não conta com uma data oficial de lançamento, embora a empresa japonesa tenha afirmado que cerca de 200 unidades da moto voadora devem ser vendidas já no próximo ano. De acordo com a A.L.I Technologies, a moto elétrica está sendo desenvolvida desde 2017 e não será vendida para ser comercializada no cotidiano, e sim para uso restrito em corridas, podendo ou não chegar no ano que vem.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
O uso do modelo somente em corridas será devido as leis regulatórias que ainda não existem para esse tipo de moto, então é improvável que o veículo seja utilizado como meio de transporte.
Moto elétrica da empresa japonesa pode chegar a 100 km/h
De acordo com os dados divulgados pela empresa, a moto elétrica voadora tem capacidade de chegar a até 100 km/h, com 40 minutos de autonomia de bateria. Já no quesito de altitude, o veículo voador chega, em apenas três segundos, a uma altura de dois metros, mesmo pesando cerca de 300 kg.
O veículo conta com um motor de combustão interna e com seis hélices, que são as grandes responsáveis por fazer com que a moto pareça um drone, mas de um tamanho gigante em comparação a um comum.
A empresa divulgou que as 200 unidades que estão previstas para o próximo ano devem ser vendidas ao preço de aproximadamente R$ 3,8 milhões no câmbio atual, em conversão direta.
Mercado de carros elétricos voadores também avança
Assim como a moto voadora, os carros elétricos também prometem um grande avanço para os próximos anos. Até a mesmo a Gol Linhas Aéreas já informou que planeja comprar 250 carros elétricos voadores.
A empresa fechou um acordo com a Avalon para que os modelos sejam entregues por volta de 2025. O acordo da empresa envolve aeronaves VA-X4 eVTOL, desenvolvidos pela Vertical Aerospace, um dos modelos mais atuais do mercado de veículos voadores. O modelo consegue atingir uma autonomia de 160 km e atingir uma velocidade de 320 km/h.