1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Primeira moto elétrica voadora do mundo já está em fase de testes e pode chegar ao mercado em 2022
Tempo de leitura 3 min de leitura

Primeira moto elétrica voadora do mundo já está em fase de testes e pode chegar ao mercado em 2022

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/11/2021 às 13:20
moto elétrica- moto - moto voadora - moto elétrica voadora - mercado
XTurismo, da Ali Technologies, levantou voo nesta terça (25), no Japão — Foto: ALI Technologies / via REUTERS
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com um mercado vasto de carros elétricos voadores avançando, agora é a primeira vez que podemos observar a chegada da primeira moto elétrica voadora desenvolvida pelo Japão. O modelo de moto voadora consegue atingir uma velocidade de 100 km/h

A demonstração da primeira moto elétrica foi feito na última semana, onde o veículo foi exibido em uma pista de corrida em uma cidade situada no norte de Tóquio, chamada de Oyama. A moto voadora conta com um design de drone, entretanto pode ser controlada por um humano que vai montado no veículo e por isso é conhecida como uma “moto elétrica voadora”.

Leia outras notícias relacionadas

Moto elétrica do Japão ainda não tem data de lançamento prevista

Presidente da startup mostra ‘moto voadora’ — Foto: Ali Technologies/ via Reuters

No vídeo, que foi gravado das arquibancadas e tem menos de cinco minutos de duração, mostra que o teste do modelo da A.L.I Technologies foi bem sucedido. O piloto da moto elétrica realizou apenas movimentos simples e não acelerou e nem subiu tão alto com a moto, embora as capacidades do veículo já tenham sido divulgadas pela empresa.

Por ainda estar nas fases de testes, o modelo ainda não conta com uma data oficial de lançamento, embora a empresa japonesa tenha afirmado que cerca de 200 unidades da moto voadora devem ser vendidas já no próximo ano. De acordo com a A.L.I Technologies, a moto elétrica está sendo desenvolvida desde 2017 e não será vendida para ser comercializada no cotidiano, e sim para uso restrito em corridas, podendo ou não chegar no ano que vem.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O uso do modelo somente em corridas será devido as leis regulatórias que ainda não existem para esse tipo de moto, então é improvável que o veículo seja utilizado como meio de transporte.

Moto elétrica da empresa japonesa pode chegar a 100 km/h

YouTube Video
MOTO VOADORA FAZ 1º VOO NO JAPÃO – Crédito: reprodução/Youtube

De acordo com os dados divulgados pela empresa, a moto elétrica voadora tem capacidade de chegar a até 100 km/h, com 40 minutos de autonomia de bateria. Já no quesito de altitude, o veículo voador chega, em apenas três segundos, a uma altura de dois metros, mesmo pesando cerca de 300 kg. 

O veículo conta com um motor de combustão interna e com seis hélices, que são as grandes responsáveis por fazer com que a moto pareça um drone, mas de um tamanho gigante em comparação a um comum.

A empresa divulgou que as 200 unidades que estão previstas para o próximo ano devem ser vendidas ao preço de aproximadamente R$ 3,8 milhões no câmbio atual, em conversão direta.

Mercado de carros elétricos voadores também avança

Assim como a moto voadora, os carros elétricos também prometem um grande avanço para os próximos anos. Até a mesmo a Gol Linhas Aéreas já informou que planeja comprar 250 carros elétricos voadores.

A empresa fechou um acordo com a Avalon para que os modelos sejam entregues por volta de 2025. O acordo da empresa envolve aeronaves VA-X4 eVTOL, desenvolvidos pela Vertical Aerospace, um dos modelos mais atuais do mercado de veículos voadores. O modelo consegue atingir uma autonomia de 160 km e atingir uma velocidade de 320 km/h.  

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos