Home > Sem categoria

Portugal assina compra de cinco super cargueiros militares da Embraer

Renato Oliveira
por
-
23-08-2019 01:00:32
em Sem categoria
Embraer assina contrato Embraer vende para portugueses

Cargueiro militar é o mair avião já produzido pela Embraer e governo português receberá a primeira aeronave em 2023

A Embraer anunciou ontem, quinta-feira (22/08), a assinatura de um contrato de venda de cinco aviões KC-390 ao governo português.
Pela primeira vez o cargueiro militar KC-390 está sendo negociado para o exterior, a aeronave é a maior unidade já produzida nas fábricas da Embraer e Portugal receberá o primeiro avião em 2023 e o último em 2027.

A Embraer não divulgou os valores recebidos na negociação, mas João Gomes Cravinho, ministro da Defesa Nacional de Portugal, teria declarado no início de julho que o contrato que envolve também toda a assistência pós-venda, ultrapassa os 800 milhões de euros.

O governo português dará duplo uso ao cargueiro (militar/civil), pois pretende usar a aeronave no combate a incêndios e substituirão o modelo C140 do país, que está no final de sua vida útil.

A aeronave

O KC-390 é o maior avião fabricado no Brasil, está sendo produzido em série na fábrica da Embraer de Gavião Peixoto (SP) e foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 2018.

Inicialmente a aeronave foi desenvolvida pela Embraer para atender a Força Aérea Brasileira (FAB), com 28 unidades sendo comercializadas em 2014 e a primeira entrega sendo prevista para o próximo mês e as próximas no decorrer do ano. A intenção da FAB é iniciar as operações com as aeronaves até outubro.

O cargueiro brasileiro pode transportar cargas de grandes dimensões (até 26 toneladas), pois tem acesso por meio de rampa, pode alcançar uma velocidade de 470 nós (870 km/h) e opera em pistas não pavimentadas ou danificadas, sendo abastecido em pleno voo.

Leia também ! Candidaturas para atividades de óleo e gás da Equinor Brasil para nível médio e superior; as vagas offshore são para o Rio de Janeiro ! Clique aqui e veja a lista de funções oferecidas !

Tags:
Renato Oliveira
Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships.