Início Porto do Pecém firma parceria com a i4sea para utilização do software i4cast no suporte às operações portuárias

Porto do Pecém firma parceria com a i4sea para utilização do software i4cast no suporte às operações portuárias

27 de julho de 2022 às 11:11
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Buscando mais inteligência climática e previsões quanto às navegações no complexo, o Porto do Pecém firmou uma parceria com a companhia i4sea para a utilização do software i4cast no suporte às manobras e tomada de decisões nas operações portuárias.
Foto: Carlos Marlon

Buscando mais inteligência climática e previsões quanto às navegações no complexo, o Porto do Pecém firmou uma parceria com a companhia i4sea para a utilização do software i4cast no suporte às manobras e tomada de decisões nas operações portuárias.

O Porto do Pecém, localizado no estado do Ceará, continua a investir na inteligência tecnológica, e nessa quarta-feira, (27/07), está com uma nova parceria. Agora, com a companhia de tecnologia i4sea, para o fornecimento do software de tomada de decisões i4cast. Dessa forma, haverá uma maior inteligência quanto ao clima na região e previsões de navegação para que as operações portuárias de movimentação de cargas se tornem ainda mais eficientes, graças a esse suporte.

Companhia i4sea fornecerá software i4cast para garantir mais segurança e eficiência na tomada de decisões nas operações portuárias do Porto do Pecém, no Ceará

A necessidade de investimentos em tecnologia para a modernização do setor portuário continua a ser um dos focos principais dos complexos nacionais e o Porto do Pecém acaba de dar mais um passo nesse segmento ao firmar uma parceria com a empresa i4sea.

Artigos recomendados

A companhia fornecerá o seu software de tomada de decisões e manobras de navegação, o i4cast, para que as operações portuárias de movimentação de cargas se tornem ainda mais seguras, eficientes e rápidas no complexo cearense.

Bruno Balbi, cofundador da i4sea, comentou sobre o acordo firmado com o Porto do Pecém para o fornecimento do software e disse que a empresa iniciou a parceria com o foco na segurança operacional na navegação e pretende expandir os contratos com outras autoridades portuárias, como a Santos Brasil e o Porto do Açu. A principal utilização do software i4cast no complexo cearense será no suporte à tomada de decisões quanto às manobras nas operações portuárias.

Isso, pois, com o aumento do calado do Porto do Pecém, o local recebe embarcações ainda maiores para as operações portuárias de movimentação de cargas, necessitando de mais segurança para a navegação.

Assim, os serviços de inteligência climática e previsões de navegação fornecidos pelo software possibilitarão uma tomada de decisões ainda mais assertivas quanto às manobras das embarcações.

Ademais, também haverá uma forte melhoria na resposta em eventos de vazamento de contaminantes e programação eficiente de dragagens de manutenção e aprofundamento, contribuindo para uma ação mais rápida e eficiente nesses momentos.

i4cast aumentará a previsibilidade climática nas navegações do complexo e parceria com a i4sea permitirá uma expansão nas operações portuárias de grande porte

O software i4cast da companhia i4sea é uma plataforma totalmente customizável e adaptável às necessidades de cada cliente e será essencial para que as manobras com navios de grande porte nas operações portuárias do Porto do Pecém se tornem mais seguras e eficientes.

“Com a implementação do calado dinâmico, o Porto do Pecém vai maximizar a operação de atracação/desatracação dos navios em relação à maré. Ou seja, otimizaremos a eficiência operacional com a redução do tempo de atracação e espera das embarcações. Assim, teremos uma maior disponibilidade, melhorando a taxa de ocupação dos berços, garantindo a redução de riscos e aumentando a segurança das manobras. É um avanço na nossa operação que chega para celebrarmos os 20 anos do terminal portuário do Pecém”, destacou Waldir Sampaio, diretor de operações do Porto do Pecém.

Entre as principais ferramentas do software a serem utilizadas nas operações portuárias do Porto do Pecém, as principais são a Dynamic UKC Charts do i4cast®, que realiza a análise e previsão da Folga Dinâmica Abaixo da Quilha (FDAQ); Forecast Charts, que trata das condições do mar para a navegação e a Analytics, uma ferramenta que exibe análises ambientais, operacionais e de validação customizáveis e em tempo real.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes