O maior navio de fertilizantes do mundo acaba de atracar no Porto de Santos com mais de 80 mil toneladas de Sulfato de Amônia, um dos insumos mais importantes para o agronegócio brasileiro.
A Wilson Sons começou na última semana os serviços de agenciamento com a atração do navio MV Red Marlin, o maior navio de fertilizantes do mundo, que entrou no Porto de Santos, o principal complexo portuário da América Latina. O navio, que saiu de Huanghua, na China, no dia 12 de julho, e chegou ao litoral de São Paulo no dia 27 de agosto, conta com 229 metros de comprimento e boca de 37 metros.
Sulfato de amônia é um insumo essencial para o Brasil
O navio de fertilizantes chegou ao Porto de Santos depois de uma viagem de mais de 40 dias, com uma carga de 82,5 mil toneladas de sulfato de amônia. A projeção de descarga dos fertilizantes no Porto de Santos é de até uma semana.
Após o desembarque no porto, a carga de sulfato de amônia deve seguir por ferrovia até o Centro-Oeste, sendo um insumo muito importante para o agronegócio nacional.
- Akaer fecha contrato milionário para produzir componentes do C-390 e do Praetor 600: participação em aviões que já conquistaram mais de 10 países!
- BYD Changzhou, com impressionantes 200 metros de comprimento, é o novo navio da BYD, projetado para transportar até 7.000 veículos
- Porto de Hamad, uma obra monumental que revolucionou a Logística, Engenharia e o Comércio Marítimo no Oriente Médio
- Marinha do Brasil inicia construção do QUINTO navio-patrulha classe Macaé em projeto que movimenta mais de 11 toneladas e gera centenas de empregos
Porto de Santos se pronuncia sobre navio de sulfato de amônia
Para o gerente de operações de agenciamento na filial Santos, Philip Leslie, o Porto de Santos possui expertise e é capacitado para atender o maior navio de fertilizantes a atracar no maior complexo portuário da América Latina.
Leslie garante todo o suporte para o êxito e segurança de operação, antes da chegada do navio de sulfato de amônia, durante e após, desde a partida de seu local de origem até a saída do Porto de Santos.
Segundo o gerente, a filial atua em toda a cadeia, incluindo o cliente externo e interno, ao lado do afretador, ao dono do navio, ao armador, às autoridades portuárias, com a documentação exigida, e até na troca de tripulantes e a garantia de suprimentos como água e combustível.
Aumento na demanda no setor de fertilizantes
A Agência Marítima vem observando um aumento no volume de movimentação de fertilizantes nos portos em 2022, diante da desestabilização do cenário internacional e de questões logísticas ligadas ao conflito entre Ucrânia e Rússia.
Com a expansão da demanda do setor de fertilizantes, a unidade de negócio se fortalece ao lado de grandes traders e afretadores através de suas 19 filiais próprias, com suas equipes experientes e conhecedoras do setor e de suas particularidades, focadas nas regras de cada porto.