Início PetroReconcavo firma contrato com Cegás para venda de gás natural e distribuidora investe na diversificação do fornecimento de combustíveis

PetroReconcavo firma contrato com Cegás para venda de gás natural e distribuidora investe na diversificação do fornecimento de combustíveis

30 de junho de 2022 às 03:30
Compartilhe
Siga-nos no Google News
A companhia distribuidora de gás natural cearense Cegás agora investe na busca por novos fornecedores de combustíveis na região e firmou um contrato com a petroleira PetroReconcavo para a venda do produto durante os próximos meses.
Foto: Cegás

A companhia distribuidora de gás natural cearense Cegás agora investe na busca por novos fornecedores de combustíveis na região e firmou um contrato com a petroleira PetroReconcavo para a venda do produto durante os próximos meses.

Por meio das subsidiárias SPE Miranga S.A. e Potiguar E&P, a companhia de petróleo e gás PetroReconcavo fechou um contrato com a Cegás e é a nova fornecedora de gás natural para a distribuidora cearense. Com isso, nessa quinta-feira, (30/06), o estado do Ceará terá uma diversificação ainda maior na cadeia de abastecimento de combustíveis e poderá ser beneficiado com um mercado ainda mais competitivo quantos aos preços repassados ao consumidor.

Cegás assina contrato com a PetroReconcavo e receberá gás natural da petroleira para diversificar entrada de combustíveis no estado do Ceará

Em mais um passo dado para a expansão do mercado de combustíveis no estado cearense, a distribuidora Cegás fechou contrato com a PetroReconcavo para o abastecimento de 30 mil m³/dia à companhia cearense de gás canalizado. Sujeito à contratação dos serviços de transporte junto a Transportadora Associada de Gás (TAG), o contrato tem possibilidade de expansão nos volumes fornecidos e terá uma validade de um ano após o início do abastecimento do combustível na região. 

Artigos recomendados

Assim, a PetroReconcavo destacou que a contratação de novos volumes para o abastecimento diário de gás natural dependerá do interesse entre ambas as partes. Além disso, a petroleira destacou que, para isso acontecer, é necessária uma infraestrutura adequada para o transporte de combustíveis no estado cearense.

Isso, pois a cadeia de processamento e transporte de gás, até chegar no processo de distribuição, necessita de uma série de estruturas de qualidade para maior eficiência operacional. Ainda sobre o contrato, a Cegás anunciou que o preço do produto está atrelado à cotação do barril de petróleo do tipo Brent.

E, com a finalização do contrato com a Cegás, a PetroReconcavo dá mais um passo para expandir sua presença no mercado de combustíveis no Brasil, uma vez que possui contratos com outras três empresas para o fornecimento de gás natural. Entre os acordos, o principal atualmente é com a distribuidora baiana Bahiagás, o qual prevê a entrega de 600 mil m³/dia no segundo semestre de 2022. Além disso, também existem acordos com a  Potigás, para a entrega de 236 mil m³/dia até o fim de 2023, e com a PBGás,  para a entrega de 80 mil m³/dia em 2022.

Cegás continua na busca pela diversificação do abastecimento de combustíveis com novo contrato de fornecimento de gás pela PetroReconcavo no estado

Visando diminuir a dependência do abastecimento de combustíveis por parte da estatal Petrobras ao longo dos próximos anos, diversas distribuidoras brasileiras investem agora em contratos próprios, como a companhia cearense Cegás. Isso, pois, além do acordo com a PetroReconcavo, a empresa busca negociações com a Galp Energia e a Shell Energy para contratação de até 600 mil m³/dia de gás natural.

A empresa está buscando iniciar o abastecimento de gás natural já durante o segundo semestre do ano de 2022, como forma de tornar a competitividade maior no mercado interno cearense. E a principal causa dessa corrida por novos contratos foi a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em março deste ano, que finalizou uma liminar que impedia a Petrobras de elevar os preços do combustível para a empresa Cegás. 

Dessa forma, com altos preços na Petrobras e sem segurança para uma estabilidade nos valores, a Cegás busca no contrato com a PetroReconcavo uma alternativa mais viável para o abastecimento de gás natural no estado e pretende continuar na corrida pela diversificação dos combustíveis no mercado interno.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes