Petrobras prenuncia pagamento no valor de R$ 2,7 bilhões com a Petros

Petrobras paga Petros

Petrobras comunicou ao mercado o pré-pagamento de dívida de 2,7 bilhões de reais com o fundo de pensão de seus funcionários Petros

A Petrobras informa que realizou, nesta segunda-feira, 12 de agosto, o pré-pagamento do Termo de Compromisso Financeiro (TCF) FAT/FC, no valor de R$ 2,7 bilhões, e cujo vencimento se daria em 2028, proveniente do Acordo de Obrigações Recíprocas (AOR).

O acordo segundo a Petrobras fora celebrado com a Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) e diversas entidades sindicais em 2006 visando uma solução para o reequilíbrio dos planos, ajuste de seus regulamentos e encerramento de litígios judiciais existentes.

O termo visava cobrir débitos gerados pela introdução do Fator de Reajuste Inicial (FAT) e Fator de Correção (FC) em 1984, período hiperinflacionário, no regulamento para proteção do benefício dos dos empregados da companhia.

O pré-pagamento contribui para a melhora da liquidez dos planos e está em linha com a estratégia de gerenciamento de passivos da companhia, reduzindo as despesas com juros.

Em nota, a Petros informou que a antecipação de pagamento aumenta a liquidez de dois planos de benefício fazendo com que uma parte maior do patrimônio seja composta por ativos financeiros e não mais por dívidas a receber.

O pagamento, no entanto, não altera o Plano de Equacionamento do Déficit de 2015 (PED-2015), porque as contas do atual acordo já estavam incluídos nos cálculos do patrimônio dos dois planos, com previsão de recebimento em 2028.

BR Distribuidora avalia criar empresa para entrar em etanol

BR Distribuidora poderia criar uma nova empresa para entrar no setor do etanol. Na subsidiária da estatal estaria já operando um grupo de trabalho que definiu dez frentes para que a empresa volte a alcançar uma rentabilidade comparável aos concorrentes do setor privado.

Além do etanol, outra novidade é a entrada no segmento da comercialização de combustíveis. A BR Distribuidora os compraria de diferentes fornecedores, inclusive no exterior, e poderia vende-los até mesmo para concorrentes.

Petrobras fecha contrato com a Líder para Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo

Flavia Marinho

About Flavia Marinho

Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e experiente na indústria de construção naval. OBS: Não contratamos, então não envie currículos! Informações sobre empregabilidade apenas no site.