A Petrobras informa que a frota de ROV’s será destinada à intervenções, inspeções e manutenção subsea no pós/pré-sal
Os ROV’s são indispensáveis para operações no segmento offshore em atividades de extração de petróleo e havia uma certa preocupação no mercado a respeito da renovação da frota e empresas que conseguiriam o próximo lote de contratos para operações destes robôs tanto no pré-sal, quanto no pós – sal. A boa notícia é que a Petrobras acabou assinando com a DOF e manterá a frota atual estabilizada com alguns incrementos.
A DOF, que é uma empresa da Noruega, proclamou logo no começo de janeiro que conseguiu assinar com a estatal e estará responsável por parte do fornecimento dos robôs submarinos operados remotamente( ROV’s) em toda território nacional onde há trabalhos na cadeia offshore, óleo e gás. Entre todos os acordos submetidos no contrato, dois deles preveem a instalações de ROV’s na Skandi Angra e Paraty, que são embarcações de ancoragem e apoio( AHTS), elas estão sob a responsabilidade da Norskan, que é subsidiária também. Os contratos começam este ano, 2018 com prazo de expiração até novembro de 2020.
Atualmente, serão cerca de 75 robôs que irão atuar no país e ao que tudo indica, a frota não crescerá muito até o término do contrato. O que se sabe é que novos contratos de RSV’s( navios de suporte a ROV) aparecerão a medida que o ano de 2018 vai se passando, cerca de 5 ou sete deles. A área submarina da Petrobras utiliza ROV’s em operações de intervenção, inspeção e manutenção subsea em equipamentos, dutos rígidos e flexíveis, apoio às operações de ancoragem e em atividades geodésicas.
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Você que se tornar um piloto de ROV? Acessem a matéria especial que preparamos para vocês entenderem tudo o que precisam sobre esta profissão, cargos e salários. Apesar de ser uma modalidade mais restrita no setor offshore, você não precisa ter grandes formação acadêmicas para se tornar um piloto. As empresas que mais contratam aqui no Brasil é a DOF, Subsea 7 e a Brunel.