Home > Sem categoria

Petrobras anuncia venda de 27 campos terrestres no Espírito Santo

Paulo Nogueira
por
-
27-05-2019 13:32:30
em Sem categoria

A Petrobras informou na manhã desta segunda-feira, 27, que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser) referente à cessão da totalidade de suas participações em 27 campos maduros terrestres, localizados no Espírito Santo.

A Petrobras iniciou divulgação a investidores de processo para venda da totalidade de sua participação em 27 campos de petróleo maduros terrestres, incluindo as instalações compartilhadas de escoamento e tratamento de produção, localizados no Espírito Santo, nos municípios de São Mateus, Jaguaré, Linhares e Conceição da Barra, denominadas conjuntamente Polo Cricaré. Segundo a empresa, os campos à venda tiveram em 2018 uma produção total média de cerca de 2,8 mil barris por dia.

A Petrobras é operadora e tem 100% de todos os ativos, que incluem os campos de Biguá, Cacimbas, Campo Grande, Córrego Cedro Norte, Córrego Cedro Norte Sul, Córrego Dourado, Córrego das Pedras, Fazenda Cedro, Fazenda Cedro Norte, Fazenda Queimadas, Fazenda São Jorge, Guriri, Inhambu, Jacutinga, Lagoa Bonita, Lagoa Suruaca, Mariricu, Mariricu Norte, Rio Itaúnas, Rio Preto, Rio Preto Oeste, Rio Preto Sul, Rio São Mateus, São Mateus, São Mateus Leste, Seriema e Tabuiaiá.

“Essa operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando a geração de valor para os nossos acionistas”, acrescentou a Petrobras.

As próximas etapas sobre o processo de venda dos campos terrestres no Espírito Santo serão informadas oportunamente ao mercado, segundo a companhia.

NOVE CAMPOS NO NORDESTE

Um consórcio formado pela empresa de investimentos Starboard Restructuring Partners e pela startup 3R Petroleum está em negociações exclusivas com a Petrobras para a aquisição de nove campos de petróleo em terra no Nordeste, por cerca de 1 bilhão de reais, de acordo com duas fontes familiarizadas ao assunto.

O movimento surge à medida que a estatal busca reduzir agressivamente suas parcelas em campos de petróleo maduros, visando diminuir dívidas e focar no pré-sal. O atual presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, tornou prioridade a saída da empresa do segmento onshore, no qual a produção caiu drasticamente nos últimos anos.

Uma das fontes disse que a Starboard está em negociações com a Petrobras para adquirir os grupos de Macau e Fazenda Belém, que são compostos por sete e dois campos petrolíferos, respectivamente. Combinados, esses ativos produzem cerca de 5 mil barris por dia (bpd) de petróleo, de acordo com o documento visto pela Reuters.

Confira  a 1º operação de transbordo da Petrobras realizada nos dias 24 e 25 de maio no Terminal de Petróleo (T-OIL) da Açu Petróleo.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.