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Patrols puxadas por Cavalos? Veja Como as Estradas antigas Eram construídas e a evolução das motoniveladoras

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 09/01/2025 às 20:00
estradas, motoniveladoras, patrols
Foto: Reprodução

Já imaginou como eram feitas as estradas antigamente? Descubra como cavalos eram usados para puxar patrols em uma época em que a tecnologia ainda não existia.

As motoniveladoras, ou patrols, como são conhecidas no Brasil, são essenciais para construção de estradas, mineração e agricultura.

Essas máquinas incríveis evoluíram drasticamente desde sua invenção no final do século XIX. O que começou como ferramentas rudimentares puxadas por cavalos tornou-se um símbolo de eficiência tecnológica.

Mas como essas máquinas chegaram ao estágio atual? Acompanhe essa jornada fascinante.

Patrols puxadas por cavalos

No final do século XIX, o avanço das motoniveladoras, patrols, começou com estruturas simples de aço, puxadas por cavalos ou bois.

Em 1885, Joseph D. Adams revolucionou o setor ao criar a “Little Wonder” em Indianápolis. Este modelo rudimentar usava o princípio da roda inclinada para ajustar o ângulo da lâmina.

Adams não parou por aí. Nos anos 1890, sua empresa desenvolveu a “Road King”, equipada com quatro rodas e uma lâmina de 2,5 m.

Esse modelo se tornou um marco, mostrando o potencial das niveladoras para transformar estradas rudimentares em vias mais seguras e acessíveis. Um youtuber mostrou como funcionava o equipamento.

Patrols – Estradas feitas com cavalos

A transição para tratores

Com a chegada dos tratores a vapor no início do século XX, os cavalos foram gradualmente substituídos.

Após a Primeira Guerra Mundial, os motores de combustão interna trouxeram ainda mais eficiência. Tratores movidos a gasolina eram mais leves e rápidos, o que impulsionou seu uso em conjunto com niveladoras.

Nesse cenário, a Russell Grader Manufacturing Company se destacou. Em 1920, lançou a “Motor Hi-Way Patrol No. 1”, uma niveladora acoplada a um trator Allis-Chalmers.

A inovação rapidamente atraiu outros fabricantes, como McCormick Deering e Fordson, que adaptaram tratores para integrar niveladoras em seus projetos.

Motor Hi-Way Patrol No.1 ela foi a primeira niveladora motorizada da história. Foto: Facebook

A era da Caterpillar

A década de 1930 marcou um ponto de virada com o surgimento da “Caterpillar Auto Patrol”. Este modelo de 1931 consolidou a Caterpillar como líder no setor.

Diferente das niveladoras anteriores, era uma máquina integrada: motor, trem de força e lâmina projetados como uma unidade única.

O modelo introduziu pneus de borracha, abandonando as esteiras tradicionais, e definiu o padrão para futuras motoniveladoras.

Além disso, o design com motor traseiro oferecia equilíbrio superior e melhor visibilidade ao operador, destacando-se pela inovação.

Avanços tecnológicos durante o Século XX

Entre os anos 1930 e 1960, o mercado testemunhou uma evolução constante. Em 1935, a JD Adams desenvolveu uma lâmina que podia ser estendida lateralmente, facilitando o corte de barrancos e acostamentos.

Três anos depois, a Caterpillar lançou a “No. 12 Auto Patrol” com motor a diesel, marcando um novo padrão de durabilidade.

O crescimento da indústria de construção no pós-guerra, especialmente com o boom das super-rodovias, aumentou a demanda por motoniveladoras maiores e mais robustas.

Na década de 1960, a Caterpillar respondeu com a “No. 16 Motor Grader”, pesando impressionantes 21 toneladas e equipada com uma lâmina de 4,3 metros. Mais tarde, a série 16G aprimorou ainda mais esse design com controles hidráulicos.

A eEra das máquinas gigantescas

O ano de 1996 trouxe a 24H, maior motoniveladora já lançada pela Caterpillar. Pesando 61 toneladas e medindo mais de 16 metros, essa máquina foi projetada para demandas extremas, como mineração e construção de grandes rodovias.

Equipadas com tração nas quatro rodas e motores turboalimentados, essas máquinas redefiniram o conceito de eficiência.

Inovações recentes e o futuro das motoniveladoras

A tecnologia das motoniveladoras não parou de evoluir. Nos últimos anos, avanços em sistemas hidráulicos, controle eletrônico e ergonomia tornaram essas máquinas mais precisas e fáceis de operar. O uso de joysticks substituiu alavancas tradicionais, enquanto a tecnologia GPS trouxe precisão milimétrica às operações.

Fabricantes como Caterpillar continuam liderando a inovação. Motores mais eficientes e sustentáveis foram desenvolvidos para reduzir emissões, enquanto as cabines oferecem maior conforto e visibilidade para operadores.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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