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Parceria entre Governo do Paraná e Itaipu pode tirar do papel R$ 1,4 bilhão em projetos parados

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 10/02/2021 às 09:55
Governo - Itaipu - Paraná
Estrada boiadeiro

Governo do Paraná e Itaipu podem tirar do papel vários projetos parados, inclusive uma das principais ligações do Paraná com o vizinho Mato Grosso do Sul

Um convênio entre o Governo do Estado e a Itaipu Binacional traz melhorias à mobilidade de uma das principais ligações do Paraná com o vizinho Mato Grosso do Sul, os dois maiores produtores agrícolas do País. Trata-se das obras de revitalização da BR-487, mais conhecida como Estrada Boiadeira, que recebe investimentos de R$ 223,8 milhões. A maior parte do trecho de 46 quilômetros será pavimentada, reduzindo os custos logísticos de produção do campo.

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Pedra fundamental

Na sexta-feira (05/02), o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor-geral de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, estiveram no distrito de Santa Eliza, em Umuarama (Noroeste), para o lançamento da pedra fundamental da obra. Na solenidade, também foi formalizado o convênio autorizando o repasse dos recursos da binacional para o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que recebeu a gestão da obra do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Rota estratégica do Governo

Reivindicação antiga da população do Noroeste paranaense, a rota será estratégica para o escoamento da produção agrícola dos dois estados e também para a concretização do projeto do Corredor Bioceânico, que integrará o oceano Atlântico ao Pacífico através de um corredor multimodal entre os portos de Paranaguá e de Antofagasta, no Chile.

“Estamos consolidando um novo ramal de desenvolvimento para o Noroeste do Paraná, ligando o Paraná ao Mato Grosso do Sul por um trecho mais curto do que é percorrido hoje pelos motoristas”, afirmou o governador. “Tudo isso se reflete nos custos logísticos da produção. Vai diminuir os gastos com combustível e a hora trabalhada do caminhoneiro. O ganho de eficiência no transporte representa uma transformação para a região”.

Parceria

Ratinho Junior também destacou a parceria com a Itaipu para tirar do papel projetos estratégicos para a infraestrutura paranaense. “Juntamos a capacidade financeira da Itaipu com a experiência da nossa equipe de engenharia e também com o Ministério da Infraestrutura para fazer essas obras de transformação no Paraná”, salientou.

 “É um sonho se tornando realidade, uma parceria que se torna cada vez mais forte entre a Itaipu e o Governo do Estado para melhorar a logística regional, mas com uma visão bem mais ampla. Enxerga o local, o nacional e o internacional, com este futuro projeto de ligação do Pacífico ao Atlântico”, afirmou o general Silva e Luna.

Outro projeto

 A obra na Estrada Boiadeira, ressaltou o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, se soma a outro projeto importante do Governo do Estado no Noroeste, que é a duplicação da PR-323. “Com o aporte da Itaipu, estamos consolidando mais um projeto, parte de um grande pacote de infraestrutura em todo o Estado”, disse.

“Nesta região, iniciaremos até o mês que vem mais duas frentes de serviço na PR-323. A duplicação até o Rio Ivaí e a construção do trevo do Gauchão, em Umuarama. São compromissos do nosso governo”.

A obra na Estrada Boiadeira foi dividida em três lotes, sendo que o recurso de R$ 223,8 milhões é para o Lote 1, que inicia na divisa com o Mato Grosso do Sul, no distrito de Porto Camargo, em Icaraíma, e segue até Umuarama. Com o asfalto implantado neste traçado, os carros e caminhões que vêm do estado vizinho conseguirão economizar até 20 quilômetros para chegar a Umuarama, já que hoje é preciso desviar dos trechos não pavimentados.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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