Menu
Início Obras de mineradora em grande projeto de Níquel no Brasil vai gerar mais de 2.500 vagas de emprego

Obras de mineradora em grande projeto de Níquel no Brasil vai gerar mais de 2.500 vagas de emprego

16 de outubro de 2023 às 21:39
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
obras, níquel, emprego
Foto: Reprodução Portal Canãa

Chamado de Projeto Jaguar, as obras na mineradora vão gerar centenas de empregos na região com a exploração de níquel

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou audiências públicas nos dias 10 e 11 de outubro nos municípios de São Félix do Xingu e Tucumã. O foco dessas audiências para as obras foi o Projeto Jaguar, uma iniciativa de extração e beneficiamento de minério de níquel liderada pela empresa Centaurus Níquel Ltda., localizada no município de São Félix do Xingu, conforme site Portal Canãa.

O Projeto Jaguar de extração de níquel e obras está estrategicamente localizado no extremo leste de São Félix do Xingu, a aproximadamente 40 km das sedes municipais de Ourilândia do Norte e Tucumã. A equipe do Portal Canaã analisou detalhadamente o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para fornecer informações aprofundadas sobre o projeto.

Artigos recomendados

Histórico e potencial do projeto de níquel e obras

O projeto tem raízes que remontam aos anos de 2010 e 2011, quando a Vale descobriu o primeiro depósito de níquel na área. Desde então, extensos estudos ambientais e avaliações foram realizados pela Vale. Em meados de 2019, a Vale e a Centaurus formalizaram um contrato de compra e venda de ativos minerários relacionados ao Projeto Jaguar.

A reserva estimada para esse projeto de geração de emprego é impressionante, totalizando 62 milhões de toneladas de minério de níquel sulfetado. A operação planejada para o Projeto Jaguar está prevista para se estender por 20 anos. Quanto ao investimento de capital total, a empresa estima que será de aproximadamente 500 milhões de dólares, equivalente a cerca de 2,5 bilhões de reais com base na taxa de câmbio de R$ 5/USD. Desse montante, 1,5 bilhão de reais serão investidos durante a fase de implantação do projeto, enquanto 1 bilhão de reais será alocado após o início das operações.

Impacto positivo na geração de empregos com as obras

Um ponto notável destacado no RIMA é o potencial impacto positivo do Projeto Jaguar na geração de empregos. Durante a fase de implantação, a estimativa aponta para um efetivo médio de 2.100 trabalhadores. Durante o pico das obras, espera-se que esse número alcance 2.650 empregos. As obras representam uma oportunidade significativa para aqueles que estão desempregados ou em busca de novas perspectivas de emprego na região.

A Centaurus, empresa à frente do projeto de obras e exploração de níquel, reforça o compromisso de priorizar a mão de obra local e a geração de empregos principalmente dos municípios de São Félix do Xingu, Tucumã e Ourilândia do Norte. Dessa forma, os trabalhadores empregados refletirão o contexto socioeconômico da área de influência do empreendimento, promovendo um impacto positivo no desenvolvimento regional.

As audiências públicas forneceram uma plataforma crucial para discutir os aspectos do Projeto Jaguar e seu impacto na região, demonstrando o compromisso da Semas em promover a transparência e o envolvimento da comunidade. O Projeto Jaguar, se implementado de acordo com as diretrizes apresentadas no RIMA, tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico e social desses municípios, além de contribuir significativamente para a indústria minerária no Brasil.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar