Obra histórica: Ponte de Guaratuba avança a todo vapor com tecnologia inédita e proteção ambiental rigorosa!
Com previsão de conclusão para abril de 2026, a construção da aguardada Ponte de Guaratuba já alcançou 44,2% de execução. O projeto, um dos maiores do Governo do Paraná, surpreende não somente pelos números robustos, mas também pela engenharia de ponta e medidas sustentáveis.
Técnicas como o uso de 230 toneladas de gelo no concreto, monitoramento ambiental de mais de 10 mil animais e operação contínua com apoio de cinco embarcações evidenciam a complexidade e o cuidado com o meio ambiente que envolvem essa grandiosa obra de infraestrutura.
Obra da Ponte de Guaratuba usa gelo como aliado na concretagem
Um dos detalhes mais curiosos e técnicos da construção da Ponte de Guaratuba é o uso estratégico de gelo na concretagem dos blocos de coroamento.
-
Casa construída em 24 horas por menos de US$ 10 mil: Impressora 3D de concreto ganha destaque como alternativa rápida, barata e sustentável na construção de moradias
-
Senado aprova Selo de Engenharia Solidária para reconhecer projetos sociais — proposta segue para nova análise e pode beneficiar famílias de baixa renda
-
Dez elevadores e três gruas da obra onde três pessoas morreram após a queda do 17º andar, em SP, foram interditados pelo Ministério do Trabalho
-
Antes funcionava com tração animal; hoje, está presente em todas as obras. Conheça a mente por trás da ideia genial da betoneira como a conhecemos hoje
De novembro de 2024 a janeiro de 2025, foram aplicados cerca de 100 kg de gelo por metro cúbico de concreto – totalizando impressionantes 230 toneladas.
Essa técnica tem como objetivo controlar a temperatura da mistura durante a hidratação do cimento, evitando fissuras térmicas em estruturas de grande volume.
“Esse método é comum em grandes obras e essencial para garantir a integridade do concreto”, informou a equipe de engenharia do Consórcio Supervisor da obra.
Aço, concreto e estrutura estaiada
Até o momento, mais de 2 mil toneladas de aço e 13.150 metros cúbicos de concreto foram utilizados.
Para efeito de comparação, isso representa cerca de 16% do total usado na construção do novo Maracanã.
As estacas que sustentam a ponte possuem entre 180 e 220 centímetros de diâmetro, com até 50 metros de comprimento e peso de 470 toneladas – o equivalente a cinco aviões Boeing 737.
Outro destaque técnico da Ponte de Guaratuba será o trecho estaiado, onde cabos de aço ancorados em torres darão sustentação à pista, permitindo a navegação de embarcações na baía.
No total, serão 64 estacas cravadas no fundo da baía.
Aduela de partida: a peça que dá início à superestrutura
A execução da chamada aduela de partida também marca uma etapa importante da construção.
Essa peça é usada no método de balanços sucessivos, em que partes da ponte são construídas gradualmente a partir de um pilar central.
A técnica permite a construção de grandes vãos sem interromper o tráfego aquático.
A obra da Ponte de Guaratuba conta atualmente com 634 profissionais atuando no canteiro. Destes, 457 foram contratados diretamente pelo Consórcio Nova Ponte e outros 177 por empresas subcontratadas.
A força de trabalho inclui engenheiros, pedreiros, soldadores, além de especialistas ambientais como biólogos, oceanógrafos e marinheiros.
Monitoramento de mais de 10 mil animais
A preservação do ecossistema da região é uma das prioridades da obra.
Segundo a bióloga Aline Prado, do Consórcio Supervisor, o monitoramento ambiental contínuo já identificou espécies raras, como sapos e tartarugas, além de botos e uma expressiva população de guarás, aves que recentemente vinham sofrendo declínio populacional.
“Cada monitoramento é uma surpresa, pois sempre registramos alguma espécie nova. É gratificante ver dezenas de guarás em revoadas, uma cena rara e importante para a conservação da fauna local”, destaca Prado.
Operação 24h com embarcações de apoio
Para manter o ritmo intenso das obras, o trabalho é realizado 24 horas por dia, com apoio logístico de cinco embarcações.
Duas balsas com guindastes são responsáveis pela execução das fundações, enquanto outras três balsas transportam caminhões betoneiras com concreto e estruturas metálicas.
Quando finalizada, a Ponte de Guaratuba permitirá a travessia em apenas dois minutos – um contraste significativo com o atual trajeto por ferry boat, que leva de 20 a 30 minutos.
O novo modelo de mobilidade vai eliminar o congestionamento marítimo e garantir mais fluidez ao tráfego no litoral paranaense.
A construção da Ponte de Guaratuba representa uma mudança histórica na mobilidade entre os municípios de Guaratuba e Matinhos, na região litorânea do Paraná.
O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), Fernando Furiatti, reforça:
“A construção da Ponte de Guaratuba avança em ritmo acelerado, alcançando marcos importantes que refletem nosso compromisso com essa obra tão aguardada. Já vemos a estrutura ganhar forma, impulsionando a economia local e garantindo um novo futuro para a mobilidade no litoral do Paraná.”
A engenheira fiscal da obra, Larissa Vieira, também destacou a importância estratégica do projeto:
“A magnitude da obra impressiona pelos números, celeridade e investimentos. Nosso comprometimento é diário para fazer dessa ponte um marco em locomoção, economia e desenvolvimento para a população do litoral.”
A Ponte de Guaratuba, esperada há mais de três décadas, está deixando de ser um sonho distante para se tornar realidade concreta.
Fonte: Governo do Paraná