1. Início
  2. / Construção
  3. / O sucesso da mineração digital e suas principais influências na economia brasileira
Tempo de leitura 2 min de leitura

O sucesso da mineração digital e suas principais influências na economia brasileira

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 29/11/2020 às 13:44
Mineração - digital -economia
Mineração de minero de ferro
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Uso de tecnologias na era digital proporciona mais produtividade e segurança a uma atividade insalubre e de alto risco como seria o caso da mineração e mais ganhos para economia

“A mineração é uma atividade insalubre, mas precisamos dos minérios, que são à base de grande parte do que consumimos e que gera impacto em nossa economia, ainda mais na era digital. A solução para boa parcela dos problemas é automatizar tudo o que for possível”, diz o engenheiro de minas Giorgio de Tomi, diretor do Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da Universidade de São Paulo (NAP.Mineração-USP).

Leia também

A mineração do futuro na era digital e o impacto na economia

A mineração digital do futuro,  avalia Giorgio de Tomi, será totalmente autônoma, sem a presença de funcionários em áreas de risco, e fará uso intensivo de inteligência artificial e aprendizado de máquina na análise de dados.

A meta é gerar produtividade e determinar a forma mais sustentável para a economia , uma forma de aproveitamento de reservas minerais cada vez mais escassas e localizadas em regiões remotas e profundas, isso pode impulsionar a economia brasileira.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Mineração digital no Brasil

No Brasil, a Vale, maior mineradora do país e uma das líderes globais do setor, fechou no fim de 2019 um acordo de R$ 21 milhões com a operadora Vivo para implementar uma rede privada Long Term Evolution (LTE/4G), para transmissão de dados em áreas remotas em todas as suas unidades em território nacional.

A mina de Carajás, no Pará, deverá estar conectada ainda neste primeiro semestre. Segundo Mosquim, da Vale, o sistema dará suporte à implementação de perfuratrizes e veículos autônomos. A ideia é ter 37 caminhões autônomos em Carajás até 2024.

Iniciado em 2016, o processo de transformação da mineração digital da Vale ganhou força há dois anos, quando a companhia iniciou um programa com previsão de investimentos de US$ 467 milhões até 2023 para avançar rumo à indústria 4.0. Um Centro de Operações Integradas foi constituído em Nova Lima (MG) com o objetivo de integrar a cadeia produtiva e as diferentes áreas de negócios por meio de tecnologias digitais e alavancar a economia brasileira.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos