São Paulo, 29 de junho de 2020 – O Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), foi o responsável pela inspeção da maior carga de soja embarcada em portos brasileiros na história do país. A companhia verificou o embarque de 102.703,85 toneladas de farelo de soja e farelo de soja de alta proteína do navio cape size Pacific South, um dos maiores do mundo, no Porto de Paranaguá, no Paraná.
- Uma das líderes do mercado de petróleo e gás, a ExxonMobil está com vagas de emprego para a área de TI
- Estaleiro Ecovix e chilena Asmar vão construir navio de apoio para a Marinha do Brasil
- A construção naval brasileira fecha a semana com feitos extraordinários
Para se ter uma ideia do volume de grão certificado, se ele fosse transportado por caminhões, seriam necessários 3 400 veículos. Também pode-se dimensionar a importância da operação comparando-a com embarques comuns de farelo de soja, que costumam ser comportados para exportação em navios de até 60 mil toneladas, isto é, mais de 70% superior.
“O Bureau Veritas nasceu há quase 200 anos com a inspeção de navios na Europa e de lá para cá tornou-se referência mundial no setor por sua solidez, qualidade de verificação e confiabilidade. O Grupo é líder do setor também no Brasil, detendo 60% do mercado de inspeção de farelo de soja, soja em grãos e milho no país, ocupando a posição de liderança no segmento”, destaca Claudio Fonseca, diretor de Operações da Divisão Agri & Food.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
A inspeção recorde de soja integrou o controle e a verificação da carga no momento do embarque do grão, avaliando peso, condição e qualidade da mercadoria. Entre as especificidades analisadas estão o percentual de umidade, quantidade de óleo, de fibra e da condição sanitária do produto. Autoridades sanitárias e a Receita Federal acompanharam a averiguação.
A embarcação veio do porto de Xangai, na China, para a baía de Paranaguá. O porto no Paraná e o de Vitória, no Espírito Santo, são os únicos no Brasil com estrutura logística para carregar navios do porte do Pacific South. O graneleiro de 292 metros de comprimento por 45 de largura possui nove portões, enquanto a média de navios de exportação contam com cinco ou sete portões. Inspecionada, a carga segue para o norte da Europa.
Sobre o Grupo Bureau Veritas
O Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Com receita global de 4,6 bilhões de euros, a empresa está presente em 140 países, atendendo 400 mil clientes com suas cinco divisões de negócios: Marítimo & Offshore, Agronegócio & Commodities, Indústria, Construção & Infraestrutura e Power & Utilities. Com mais de 5 mil colaboradores no Brasil a empresa oferece seu portfólio completo de serviços, garantindo conformidade, controle de cadeias de suprimentos, antecipação de tendências, reduzindo riscos, aumentando eficiência e cuidando da reputação de seus clientes.