Em 2040 será proibida a circulação total de automóveis que funcionam a base de diesel e gasolina, até mesmo outros combustíveis fósseis. O mercado para Biocombustível e renovável entrará em um novo patamar histórico caso seja aprovado na CMA
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprova a extinção de carros movidos a diesel e gasolina no Brasil nesta quarta-feira(12), que pode significar um passo importante para o mercado de energia renovável no país e menos emissão de dióxido de carbono na atmosfera, que é o principal objetivo do Projeto de Lei do senador Ciro Nogueira (PP-PI). Esta medida pode minar os planos da industria de petróleo e empreendimentos previstos para além destas datas.
- Engevix retomará obras de usina hidrelétrica com vagas de emprego previstas na construção civil e outros setores
- A Trident Energy está contratando para vagas de emprego em projetos offshore no setor de óleo e gás
- PDE 2029 – Governo prevê crescimento de 71% na produção de petróleo e 42 novos FPSOs
Conforme descrito na PLS 304/2017, as tecnologias existentes já disponibilizadas pelo mercado permitem a troca de veículos que funcionam com gasolina e diesel, estes que são os maiores poluidores globais que segundo pesquisas, maximizam o aquecimento do planeta.
- Petrobras descobre jazida de ouro negro tão grande quanto o Pré-Sal, mas pode acabar sendo obrigada a importar petróleo. O motivo: Ibama voltou a negar pedido de exploração
- Ultragaz Brilha no Ranking Top 100 Open Corps 2024 com Inovações Revolucionárias em Energia
- Marina Silva: “Cavalo de Troia” no Governo Lula? Como a ministra e o Ibama bloqueiam a exploração de petróleo pela Petrobras na Margem Equatorial em nome do ambientalismo ou do desenvolvimento econômico?
- Petrobras investe R$ 60 milhões em tecnologia inédita para captar energia limpa direto dos ventos do mar
Biocombustíveis não estão na lista de banimento porque já estão estabelecidos na economia do Brasil. Os carros elétricos é a grande tendência de nossa era, com crescimento global e bem aceitos, inclusive por aqui.
Mais algumas exceções
Apesar deste avanço, o projeto prevê exceções bem específicas para alguns tipos de veículos movidos a combustíveis fósseis:
- Automóveis de coleção
- veículos oficiais e diplomáticos
- carros de visitantes estrangeiros
Ciro Nogueira endossa que essa é a trilha natural que outros países já vem fazendo “O Reino Unido e a França querem proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040, a Índia, a partir de 2030, e a Noruega, já em 2025”, conclui.
Venda de veículo a gasolina ou diesel pode ser proibida no Brasil em 2030 https://t.co/WHzzpvRGdj @ContaratoSenado é relator da proposta pic.twitter.com/gYJJWDWkZq
— Senado Federal (@SenadoFederal) February 12, 2020