1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / O CCJ do Senado bane venda de veículos movidos a diesel e gasolina em 2030, abre espaço para energia renovável e ameaça o petrolífero
Tempo de leitura 2 min de leitura

O CCJ do Senado bane venda de veículos movidos a diesel e gasolina em 2030, abre espaço para energia renovável e ameaça o petrolífero

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 12/02/2020 às 19:52
Veículos energia renováveis Senado diesel e gasolina
Veículos Proibidos
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Em 2040 será proibida a circulação total de automóveis que funcionam a base  de diesel e gasolina, até mesmo outros combustíveis fósseis. O mercado para Biocombustível e renovável entrará em um novo patamar histórico caso seja aprovado na CMA

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprova a extinção de carros movidos a diesel e gasolina no Brasil nesta quarta-feira(12), que pode significar um passo importante para o mercado de energia renovável no país e menos emissão de dióxido de carbono na atmosfera, que é o principal objetivo do Projeto de Lei do senador Ciro Nogueira (PP-PI). Esta medida pode minar os planos da industria de petróleo e empreendimentos previstos para além destas datas.

Conforme descrito na PLS 304/2017, as tecnologias existentes já disponibilizadas pelo mercado permitem a troca de veículos que funcionam com gasolina e diesel, estes que são os maiores poluidores globais que segundo pesquisas, maximizam o aquecimento do planeta.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Biocombustíveis não estão na lista de banimento porque já estão estabelecidos na economia do Brasil. Os carros elétricos é a grande tendência de nossa era, com crescimento global e bem aceitos, inclusive por aqui.

Mais algumas exceções

Apesar deste avanço, o projeto prevê exceções bem específicas para alguns tipos de veículos movidos a combustíveis fósseis:

  • Automóveis de coleção
  • veículos oficiais e diplomáticos
  • carros de visitantes estrangeiros

Ciro Nogueira endossa que essa é a trilha natural que outros países já vem fazendo “O Reino Unido e a França querem proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040, a Índia, a partir de 2030, e a Noruega, já em 2025”, conclui.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos