Novo parque de energia solar no Ceará deverá criar 540 empregos, com investimentos de R$ 725 milhões

Roberta Souza
por
-
13-03-2021 20:06:41
em Energia Renovável
Energia solar, Ceará, emprego Parque de energia solar/ Fonte: Repodução – Via Google

Para o projeto, 5 parques de energia solar no Ceará serão construídos, gerando 540 vagas de emprego na fase inicial

Um novo projeto de energia solar no estado do Ceará deverá criar cerca de 540 vagas de empregos, com investimentos de cerca de R$ 725 milhões. A Sudene –  Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste confirmou a informação e aprovou consulta prévia para financiamento do projeto do parque. No total, 422,5 milhões de reais devem ser financiados pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

Parque de energia solar e geração de empregos no Ceará

Com um investimento total de 725 milhões de reais, a empresa Lightsource vai construir 5 parques energéticos. Estima-se que serão gerados cerca de 540 empregos durante a fase de implantação / construção e 125 empregos quando o parque estiver em plena operação.

Segundo a Sudene, a aprovação da consulta prévia é o primeiro passo para a concessão de financiamentos e a Coordenação Geral do Fundo de Financiamento ao Desenvolvimento (CGDF) deve aumentar os financiamentos em setores que já conquistaram vantagem no mercado.

Energia solar ultrapassa 8 GW de potência e já gerou mais de 240 mil empregos no Brasil

A ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, divulgou que a capacidade de geração de energia solar fotovoltaica do Brasil ultrapassou 8 GW, gerou mais de 240 mil empregos e atraiu investimentos de mais de 40 bilhões de reais. Os dados também mostraram que a fonte de energia abastecia cerca de 514 mil unidades consumidoras no Brasil. O levantamento considerou grandes usinas e sistemas de pequeno e médio porte instalados no solo, fachadas e coberturas.

Os números da pesquisa da Absolar também mostram que, desde 2012, o setor de energia solar fotovoltaica gerou mais de 240 mil empregos e investiu mais de 40 bilhões de reais. O investimento acumulado em usinas solares de grande porte ultrapassa 16 bilhões de reais.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos