Pensando cada vez mais na segurança dos seus consumidores, a montadora japonesa, Honda, está desenvolvendo em uma scooter um novo sistema de Airbag para motos.
Em 2006, a Honda apresentava o modelo GoldWing, uma das primeiras motos a ganhar um airbag de série. Após 15 anos ela segue líder em oferecer este recurso e agora, a montadora japonesa pretende desenvolver uma bolsa inflável também para a segurança de pilotos de scooters.
Leia também
Honda promove a segurança e conforto com seus airbags
A marca acredita que os airbags nas motos podem contribuir para que os pilotos tenham uma maior segurança. Segundo a Honda, grande parte dos acidentes de motos que causam lesões ocorrem por colisões frontais e se for inserido um airbag entre os obstáculos e o piloto, pode reduzir os danos de forma significativa.
O sistemas de bolsa inflável ficou até agora apenas na Gold Wing, devido ao seu grande porte. Isso se deve porque a bolsa do airbag é de um porte muito maior se comparada com a bolsa de um carro e consegue manter o piloto em sua posição inicial durante o impacto da colisão.
-
Por R$ 24 mil, usado Honda Civic 1.7 16V automático entrega 115 cv, consumo de até 12 km/l, suspensão independente nas 4 rodas e câmbio de 4 marchas sem trancos
-
Tiggo 3x da CAOA Chery: o SUV teve sua passagem mais rápido que foguete no mercado brasileiro, saindo de linha em menos de um ano
-
Volkswagen Tera estreia no top 10 dos SUVs e supera Honda HR-V, Caoa Chery Tiggo 7 e Jeep Renegade em agosto
-
Motor 1.0 flex de até 80 cv, 6 airbags, piloto automático e rastreamento remoto: descubra como o Hyundai HB20 ficou até R$ 12 mil mais barato e agora tem 5 anos de garantia
Honda está criando um novo sistema de bolsa que cabe em uma Scooter
O novo sistema atua como um airbag de cortina que é mais estreito com o objetivo de evitar o choque entre o motociclista e os obstáculos que podem lesioná-lo, diminuindo o impacto.
Os testes estão vem sendo feitos em scooters, modelos que são feitos para serem usados em áreas urbanas, onde a probabilidade de ocorrer um acidente em que as motos são fechada por carros é bem maior.
Para realizar os testes, a Honda está utilizando uma Scooter PCX, mas o airbag pode ser colocado em outras motos e scooters. Quando é inflado, o sistema cria uma espécie de barreira entre o motociclista e o para-brisa, amortecendo e amenizando os danos causados em colisões frontais.
Quando o sistema chegará ao mercado?
Os desenhos dos modelos de airbag mostram três localizações possíveis para o sistema. O primeiro na região do painel de instrumentos, o segundo acima do farol da scooter e o terceiro no próprio guidão. Entretanto, a montadora japonesa está estudando o projeto para encontrar uma forma de acomodar melhor o sistemas nas motos.
A montadora ainda não se pronunciou sobre uma previsão do sistema de bolsa inflável chegar ao mercado, mas todo esse trabalho mostra o foco da Honda em encontrar soluções que tragam a segurança e a confiança dos motociclistas.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.