Apesar das tecnologias evoluírem, ainda é difícil fazer com que o carregamento de baterias de um carro elétrico seja parecido com o enchimento de um tanque de gasolina, porém os chineses inovaram e conseguiram fazer com que um modelo carregasse em apenas 8 minutos
Apesar da questão da autonomia estar sendo resolvida passo a passo, outro grande problema dos carros elétricos é a espera para que a bateria do mesmo seja totalmente recarregada por vários minutos e até mesmo horas, o que não é um tempo tão ágil quanto encher o tanque de um carro a gasolina. Foi pensando nisso que os chineses criaram um novo carro elétrico capaz de fazer com que esse problema suma.
Leia também
O carro elétrico consome 481 kW do carregador mesmo em 80%
Embora ainda haja problemas, as velocidades de carregamento da bateria estão sendo cada vez mais apriomoradas, os tempos de carregamento diminuindo e o próximo carro elétrico da China, pode ser recarregado em um tempo parecido com o tempo de enchimento de um tanque de gasolina.
O carro elétrico é o SUV GAC Aion V, que chegará ao mercado de automóveis da china no próximo mês. De acordo com o cnvepost, que esteve presente no evento onde o teste de carregamento do carro elétrico foi feito.
- TVS APACHE 160 2025 chega no mercado desbancando rivais de peso: Tecnologia de ponta, potência superior e estilo ousado que deixam Titan e Dominar 160 para trás
- Fique de olho! Lista atualizada das motos mais roubadas de São Paulo
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
- Novo Nissan Versa SR 2025 chega na faixa dos R$ 100 mil: Mais barato e melhor que o Honda City? Sedã aspirado promete excelente custo-benefício e desafia os principais rivais do segmento!
Durante uma demonstração realizada no fim do mês passado, o carro elétrico que estava conectado a um carregador mostrou o carregamento super rápido que pode ser comparado com um carro a gasolina. Mesmo aos 80% de carregamento da bateria o modelo ainda estava consumindo 481 kW do carregador e adicionava 35,1 kWh à bateria em apenas 4 minutos.
Outros modelos da china também demonstram resultados surpreendentes
Os números ainda necessitam de verificações de forma independente e só são válidos ao modelo 6C do Aion V, que também possui uma autonomia incrível, que pode quase se comparar com a de um veículo movido a gasolina de 1.000 km com uma única carga.
Também há a versão 3C do modelo que possui um alcance de 500 km, porém suas versões não possuem velocidades de carregamento de baterias tão altas. A montadora chinesa afirma que mesmo se a bateria do carro elétrico for constantemente carregada em sua capacidade máxima, ela terá uma durabilidade de um milhão de quilômetros antes de precisar ser substituída.
Os novos modelos de carregamento, que podem ser comparados com carros a gasolina, serão lançados e testados independentemente para que sejam verificadas as velocidades de carregamento super rápido.
Porsche pretende produzir baterias super rápidas
A fabricante de modelos esportivos e de luxo, Porsche, pretende fabricar baterias para carros elétricos, que são menores, mais eficientes e mais fortes, quando comparadas com as baterias utilizadas no mercado automotivo atual.
O novo projeto de baterias da empresa para carros elétricos que ainda será desenvolvido ajudará a montadora a cumprir a promessa feita em 2018 de uma bateria que pode recarregar em menos de 15 minutos. Segundo Oliver Blume, presidente – executivo da marca, as baterias do tipo Performance Plus e carregadores rápidos da Porsche permitem carregar seu modelo, Taycan, em apenas 22,5 minutos.