Programa BMS promove a participação de sete empresas brasileiras na feira italiana, a segunda mais importante do continente europeu
A EIMA 2022, que ocorre entre 9 e 13 de novembro, é a maior exibição internacional de agricultura de precisão no continente europeu e a segunda mais importante para máquinas de agricultura e jardinagem. Anualmente, a feira recebe empresários de mais de 60 países em Bolonha, na Itália, em uma área de 375.000 m². A cada edição, mais de 1,9 mil empresas de 50 países expõem mais de 50 mil modelos de máquinas e equipamentos para todos os tipos de operações agrícolas.
Este ano, o Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), parceria entre ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), promove a participação de sete companhias brasileiras na feira, que irão expor suas principais novidades e tecnologias. O foco da ação é proporcionar a visibilidade do maquinário agrícola brasileiro aos países europeus e da América Latina que farão parte da EIMA.
O evento contará com a participação das empresas brasileiras Colombo, Eirene, Guarany, MagnoJet, Nogueira, São José e Vence Tudo, que irão expor seus produtos no Pavilhão Brasil, patrocinado pelo BMS.
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A Guarany, que exporta há mais de 40 anos e possui capacidade produtiva de mais de 15 milhões de equipamentos por ano, quer consolidar sua marca e divulgar sua linha completa de soluções durante a feira. “Para a EIMA, buscamos o potencial de networking junto a novos players do mercado global, a fim de aumentar nossa penetração nos cinco continentes, e temos como expectativa aumentar a participação da exportação em 10% dentro do faturamento anual da empresa”, afirma Alida Bellandi, presidente da empresa.
Dentre os produtos que a companhia apresentará este ano, está o MGA – Mini Gerador Aerosol a frio. O equipamento é especialmente desenvolvido para o controle de pragas urbanas, dentre elas mosquitos causadores de doenças e vetores de epidemias. Portátil, ele pode ser alocado em carrocerias de picapes de pequeno porte para a pulverização urbana e rural. Além disso, pode ser utilizado em locais como indústrias, condomínios, parques, edifícios públicos e bueiros, e em locais de difícil acesso como depósitos de materiais, lixões entre outros.
A empresa Eirene, por sua vez, apresentará o SAVEFARM, um sistema de pulverização seletiva com uso de inteligência artificial e câmeras, que identifica o tipo, tamanho e forma das plantas, pulverizando apenas onde é necessário. “Esta é uma inovação mundial, sendo um dos únicos sistemas de pulverização no mundo a utilizar câmeras de forma comercial, sendo vendido em larga escala no Brasil”, pontua Eduardo Marckmann, CEO da companhia.
A MagnoJet busca com a sua participação na EIMA a entrada da marca no mercado europeu. A empresa também procura distribuidores em diferentes países da Europa e fabricantes de máquinas (pulverizadores) no continente. Dentre as tecnologias demonstradas na feira está o bico de pulverização MUG (Magno Ultra Grossa), cuja tecnologia utilizada reduz 1% das gotas deriváveis, ou seja, é a ponta mais segura para aplicações de herbicidas hormonais.
A empresa São José traz a linha de escarificadores, que garantem grande eficiência na descompactação de solo. Conforme explica o coordenador de Marketing Daniel Ribeiro, atualmente o grande problema do produtor rural está na compactação do solo ocasionado por grandes máquinas, e isso impede o bom desenvolvimento de raízes, impactando diretamente na produção. “Este equipamento traz a solução para este problema trabalhando diretamente para romper a camada compactada ajudando no desenvolvimento de raízes e consequentemente garantindo maior produtividade”, conclui.
A Vence Tudo tem como objetivo o networking, benchmarking e reuniões comerciais com importadores que estarão presentes na feira. De acordo com o vendedor externo Luiz Henrique Thielke, a companhia busca iniciar uma inserção na Ásia e Leste Europeu. “Pretendemos adentrar esses mercados através da visibilidade internacional que a EIMA proporciona à marca, prospectando clientes potenciais”, afirma. A empresa apresentará na feira materiais promocionais da linha de semeadoras de plantio direto e plataformas para colheita de milho.