MV X-Press Pearl estava carregado de químicos pesados e plásticos quando começou um incêndio. Não conseguiram conter o fogo e agora ele começa a afundar
O navio MV X-Press Pearl foi devastado por uma explosão e um grande incêndio nas últimas semanas. Ele estava se aproximando do Porto de Colombo, no Sri Lanka, quando houve uma explosão e causou um incêndio de grandes proporções. Não houve como conter o fogo, fazendo com que o navio, que porta contêineres, começasse a afundar vagarosamente. Como ele estava carregado de petróleo, plástico e outros produtos químicos pesados, um derramamento na costa é visto como bastante provável.
Nesta quinta-feira (03), uma equipe de mergulhadores não conseguiram inspecionar o casco no navio, devido às condições climáticas desfavoráveis. A grande preocupação do país é com um possível derramamento de petróleo e outros químicos pesados na costa do país. Por conta desse grande temor, o Sri Lanka pediu ajuda internacional para evitar esse cenário terrível.
Assista à vídeo reportagem da BBC News sobre o caso
Um funcionário que está envolvido diretamente com os esforços do país para evitar um desastre informou que o país pediu auxílio à Índia para evitar um problema ainda maior. A Índia já tinha sido contatada por autoridades do Sri Lanka para ajudar a conter o incêndio.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- PetroReconcavo surpreende o mercado com mega investimento de R$ 340 milhões em nova planta de gás natural na Bahia — Capacidade promete revolucionar o setor energético do Nordeste!
- Washington em alerta! Exportações de petróleo da Rússia para o Brasil explodem para o surpreendente valor de R$ 40,3 bilhões em 2024,
- Petrobras suspende operações do FPSO Cidade de Santos: milhões perdidos e impacto na produção de petróleo e gás no Brasil!
Indika de Silva, porta voz da Marinha do Sri Lanka, disse que ainda não houve derramamento de petróleo, mas eles estão se preparando para lidar com o problema. Como a possibilidade de vazamento de petróleo no navio MV X-Press Pearl é alta, produtos que dispersam o petróleo e barreiras estão prontas para serem colocadas a uso em qualquer evidência de derramamento.
X-Press Feeders, empresa que é dona do navio, destacou que o navio está afundando lentamente em meio a tentativas de rebocá-lo: “Já é confirmado que a parte traseira da embarcação repousa no fundo do mar a uma profundidade de cerca de 21 metros, e que a frente está afundando lentamente”, destacou.
“Uma parte do navio atingiu o fundo do mar e isso causou outra infinidade de dores de cabeça para todas as autoridades que não podem movê-lo e sabem que está afundando. Portanto, é quase inevitável e tudo o que eles podem fazer é se preparar”, destacou Minelle Fernandez, da Al Jazeera.
Prejuízo ao meio ambiente pode ser incalculável
O navio porta-contêineres é gigante. Ele pesa 31.600 toneladas, tendo 186 metros de comprimento e 45 metros de altura. O navio contem cerca de 350 toneladas de combustíveis. Porém, o derramamento de petróleo é provável por conta da sua grande carga de petróleo e outros lubrificantes altamente tóxicos que causaram um desastre ambiental.