1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Vídeo: Navio MV X-Press Pearl começa a afundar e Sri Lanka se prepara para possível derramamento de petróleo e outros químicos pesados na sua costa
Tempo de leitura 3 min de leitura

Vídeo: Navio MV X-Press Pearl começa a afundar e Sri Lanka se prepara para possível derramamento de petróleo e outros químicos pesados na sua costa

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 03/06/2021 às 18:02
Atualizado em 04/06/2021 às 06:38
navio petróleo derramamento de petróleo costa
Créditos da imagem: [Ishara S Kodikara / AFP] Reprodução: Al Jazeera

MV X-Press Pearl estava carregado de químicos pesados e plásticos quando começou um incêndio. Não conseguiram conter o fogo e agora ele começa a afundar

O navio MV X-Press Pearl foi devastado por uma explosão e um grande incêndio nas últimas semanas. Ele estava se aproximando do Porto de Colombo, no Sri Lanka, quando houve uma explosão e causou um incêndio de grandes proporções. Não houve como conter o fogo, fazendo com que o navio, que porta contêineres, começasse a afundar vagarosamente. Como ele estava carregado de petróleo, plástico e outros produtos químicos pesados, um derramamento na costa é visto como bastante provável.  

Nesta quinta-feira (03), uma equipe de mergulhadores não conseguiram inspecionar o casco no navio, devido às condições climáticas desfavoráveis. A grande preocupação do país é com um possível derramamento de petróleo e outros químicos pesados na costa do país. Por conta desse grande temor, o Sri Lanka pediu ajuda internacional para evitar esse cenário terrível. 

Assista à vídeo reportagem da BBC News sobre o caso

Sri Lanka enfrenta desastre ambiental com derramamento de petróleo de navio atingido – Créditos: BBC News

Um funcionário que está envolvido diretamente com os esforços do país para evitar um desastre informou que o país pediu auxílio à Índia para evitar um problema ainda maior. A Índia já tinha sido contatada por autoridades do Sri Lanka para ajudar a conter o incêndio. 

Indika de Silva, porta voz da Marinha do Sri Lanka, disse que ainda não houve derramamento de petróleo, mas eles estão se preparando para lidar com o problema. Como a possibilidade de vazamento de petróleo no navio MV X-Press Pearl é alta, produtos que dispersam o petróleo e barreiras estão prontas para serem colocadas a uso em qualquer evidência de derramamento. 

X-Press Feeders, empresa que é dona do navio, destacou que o navio está afundando lentamente em meio a tentativas de rebocá-lo: “Já é confirmado que a parte traseira da embarcação repousa no fundo do mar a uma profundidade de cerca de 21 metros, e que a frente está afundando lentamente”, destacou. 

Helicoptero sobrevoando navio na costa do Sri Lanka prestes a afundar
Helicoptero sobrevoa o que resta do navio na costa do Sri Lanka. Créditos da imagem: Sri Lanka Airforce Media/Handout via REUTERS

Uma parte do navio atingiu o fundo do mar e isso causou outra infinidade de dores de cabeça para todas as autoridades que não podem movê-lo e sabem que está afundando. Portanto, é quase inevitável e tudo o que eles podem fazer é se preparar”, destacou Minelle Fernandez, da Al Jazeera. 

Prejuízo ao meio ambiente pode ser incalculável

O navio porta-contêineres é gigante. Ele pesa 31.600 toneladas, tendo 186 metros de comprimento e 45 metros de altura. O navio contem cerca de 350 toneladas de combustíveis. Porém, o derramamento de petróleo é provável por conta da sua grande carga de petróleo e outros lubrificantes altamente tóxicos que causaram um desastre ambiental. 

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos