Início Motor inteligente “EtelligentReach”, da Magna, dobra autonomia dos carros elétricos sem a necessidade de baterias potentes

Motor inteligente “EtelligentReach”, da Magna, dobra autonomia dos carros elétricos sem a necessidade de baterias potentes

12 de janeiro de 2022 às 10:00
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Magna - motor inteligente - carro elétrico - autonomia - motor - baterias
A gigante dos componentes Magna revela o trem de força elétrico EtelligentReach que estreia neste ano – foto:Insideevs/UOL

O motor inteligente da Magna será lançado ainda em 2022 e a marca já garantiu que essa novidade irá aumentar em 30% a autonomia dos carros elétricos, deixando de lado o uso das baterias de alta potência      

A CES 2022, que aconteceu na semana passada, de 05 a 08 de Janeiro em Las Vegas, exibiu ao longo do evento o anúncio de lançamento do inovador motor inteligente “EtelligentReach” da Magna, capaz de aumentar em 30% a autonomia dos carros elétricos, deixando de lado as ‘super baterias’. A empresa desenvolveu todo o sistema do motor inteligente em parceria com a LG. De acordo com a Magna, essa nova tecnologia chegará fazendo uma grande revolução em carros elétricos, isso devido a um software habilitado que serve para otimizar a dinâmica de condução veicular e a gestão de energia.

Leia também

Primeiros testes do motor inteligente EtelligentReach

O trem de força inteligente possui dois motores com transmissões integradas de carboneto de silício e inversores. O EtelligentReach foi testado em um protótipo semelhante ao modelo Jaguar i-Pace, cujo a Magna Steyr é responsável pela produção, em nome da Jaguar Cars, em sua fábrica de Graz, na Áustria.

A unidade de controle realiza todos os comandos da parte dinâmica do carro, possuindo uma função de desconexão, cujo objetivo é minimizar a perda de energia e o atrito. De fato, isso garante maior autonomia e segurança ao veículo, que além de contar com dois motores, não necessita do uso de baterias de alta potência.

Entenda melhor sobre a unidade de comando criada pela Magna e LG, para o desenvolvimento do motor inteligente

A unidade de comando oferece também uma “vetorização de torque longitudinal”, que nada mais é do que um tipo de controle direcionado ao sistema de tração e aderência tanto nas rodas dianteiras, como nas traseiras, que não é ativo somente nas curvas e convenções, como é de costume, fazendo com que o carro ganhe uma margem de segurança de aproximadamente 10%.

Mesmo que ainda não tenham mencionado a capacidade da bateria, o veículo possui, até agora, 150 km a mais se comparado ao que o carro sem o motor inteligente pode oferecer. De fato, a otimização dos componentes individuais a partir da unidade de controle é peça-chave para tornar essa tecnologia possível.

Produção de carros elétricos equipados com a nova tecnologia de motor inteligente

Estima-se que o veículo de produção que irá trazer a nova tecnologia de motor inteligente em sua grande estreia, prevista para ainda esse ano de 2022, será o carro elétrico Fisker Ocean SUV, produzido pela fábrica da Magna Steyr, já em meados do terceiro trimestre de 2022.

A informação se deu através do anúncio feito no evento da CES 2022, onde foram dadas características técnicas compatíveis com as ilustradas inicialmente para representação gráfica e explicativa do EtelligentReach.

Além de outras marcas, a Apple tem se mostrado muito interessada nessa tecnologia, já que há tempos está em busca de parceiros e fornecedores para o seu projeto Apple Car, que ainda em 2021 teria sido cogitado para se aliar à LG-Magna em uma uma possível e futura colaboração.

Relacionados
Mais recentes