Montadora Ford investirá 11,4 bilhões de dólares para produção de veículos elétricos

Roberta Souza
por
-
28-09-2021 12:18:53
em Indústria e Construção Civil
Ford – produção – veículos elétricos Carro elétrico da Ford/ Fonte: InsideEVs

Além de ampliar a produção de veículos elétricos, a Ford irá construir quatro novas fábricas que criarão 11.000 novos empregos até 2025

A Ford, fabricante de automóveis multinacional estadunidense divulgou ontem, segunda-feira (27/09), que planeja investir US$ 11,4 bilhões na produção de veículos elétricos, construindo quatro novas fábricas que criarão 11.000 novos empregos até 2025. Junto com a parceira sul-coreana SK Innovation, a Ford construirá as fábricas em Kentucky e Tennessee, revelou a montadora em um comunicado. Leia ainda esta notícia: Baterias em estado sólido da Ford e BMW entram em fase de testes e prometem revolucionar veículos elétricos

Ampliação na produção de veículos elétricos da Ford

A Ford acrescentou que vai construir “o maior, mais avançado e mais eficiente complexo de produção de automóveis em seus 118 anos de história” e que isso a colocaria na vanguarda da transição de seu país para veículos elétricos. O grupo norte-americano investirá US$ 7 bilhões, parte de um pacote de 30 bilhões já anunciado este ano. A SK Innovation aportará o restante do valor.

A montadora aproveitou a oportunidade para aumentar suas metas para a frota elétrica, já que espera que 40 a 50% de seu volume global de veículos sejam totalmente elétricos até 2030, contra 40% na primavera. O presidente da empresa, Bill Ford, no comunicado disse que é um momento de transformação em que a Ford liderará a transição dos Estados Unidos para veículos elétricos e dará início a uma nova era de produção limpa e neutra em carbono.

Criação de novos empregos e neutralidade das emissões de carbono

“Com este investimento e espírito de inovação, podemos alcançar objetivos antes considerados incompatíveis – proteger nosso planeta, construir grandes carros elétricos que os americanos amem e contribuir para a prosperidade de nosso país”, diz Bill Ford.

A notícia chega em um contexto de forte demanda pela nova pick-up F-150 Lightning e outros modelos elétricos, como o E Transit e o Mustang Mach-E. “Estamos agora nos empenhando para fornecer veículos elétricos revolucionários para a maioria, e não para poucos”, garantiu Jim Farley, executivo da Ford. Voltando a um tema defendido por Joe Biden, ele também destacou que visa criar “bons empregos que sustentem as famílias americanas”.

Confira também esta notícia: Multinacional Ford desenvolve motor capaz de transformar qualquer carro a combustão em veículo elétrico

Nos Estados Unidos é normal que as montadoras vendam para admiradores os crate engines, motores completos ou parciais feitos especificamente para restaurações e projetos de clientes. A boa notícia é que além dos seus tradicionais V8 a combustão, a multinacional Ford também passará a vender um motor capaz de transformar qualquer carro a combustão em um veículo elétrico.

O conjunto possui mais de 285 cavalos e um torque de 43,9 kgfm, mais que o dobro da maioria dos motores 2.0 turbo que estão disponíveis para venda no mercado. O motor possui muita força disponível desde as rotações iniciais, como é comum nesse tipo de conjunto. Outro benefício do produto da multinacional Ford é o tamanho compacto. De acordo com a multinacional Ford, o motor, que recebeu o nome de Eluminator, possui apenas 57 cm de comprimento, uma altura de 37 cm e largura de 34,5 cm.

A conversão de carros a combustão em veículos elétricos tem se tornado popular em todo mundo, pois apesar de serem sustentáveis, os carros elétricos ainda são uma alternativa que pesa no bolso dos consumidores. Até mesmo as montadoras estão criando alternativas para entrar no setor de conversão. Uma empresa do Reino Unido transformou o Mini Cooper em veículo elétrico, utilizando o sistema de um Nissan Leaf.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe