O Ministério do Turismo, em parceria com o Senac, abriu inscrições para 1.630 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. A iniciativa pretende preparar trabalhadores para o setor de turismo, ampliando oportunidades de emprego e excelência no atendimento.
Quem busca uma chance de se qualificar no setor turístico tem uma nova oportunidade. O Ministério do Turismo, em parceria com o Senac, está oferecendo 1.630 vagas em cursos gratuitos para quem tem renda familiar per capita de até dois salários mínimos.
As inscrições estão abertas até o dia 27 de março. Basta preencher o formulário online (clique) escolher entre quase 20 áreas de capacitação. Há formações como “Qualidade no Atendimento ao Turista”, “Cozinha Amazônica” e “Supervisão de Governança”.
Capacitação para fortalecer o turismo
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou os benefícios da qualificação. Segundo ele, além de melhorar os currículos dos profissionais, o atendimento aos turistas também melhora.
- Cursos gratuitos a distância do Escolegis: 45 mil vagas EAD em informática, saúde, administração e mais, inscrições abertas até 30/04
- SENAI oferece 300 vagas em cursos gratuitos a distância (EAD) nas áreas de Logística e Metalmecânica, inscrições até 09/05
- 255 cursos gratuitos com certificado do MEC! Qualificação online e gratuita em diversas áreas como TI, saúde e gestão na plataforma Aprenda Mais
- Aproveite as 10.000 vagas nos cursos gratuitos da QualificarES! Qualificação profissional online em diversas áreas
“Além de melhorar os currículos dos profissionais, a qualificação contribui para que cada vez mais turistas sejam bem atendidos nos destinos brasileiros, voltem e recomendem os locais visitados. Isso resulta em alta movimentação das economias locais, favorecendo a geração de emprego e renda à população”, afirmou o ministro.
Ele também convidou os trabalhadores da área a aproveitarem a chance de se atualizar e buscar novas oportunidades no mercado.
Regras e inscrições
Para participar, o candidato deve ter pelo menos o ensino fundamental incompleto. No entanto, alguns cursos exigem pré-requisitos específicos, que devem ser consultados no momento da inscrição.
Cada pessoa pode se inscrever em apenas um curso. A seleção será feita por ordem de inscrição. Se o número de inscritos for maior que o número de vagas, os demais ficarão em uma lista de espera.
Quem for selecionado, mas não comparecer para realizar a matrícula, será automaticamente eliminado do processo. As matrículas serão feitas somente de forma presencial, nos locais informados no próprio formulário de inscrição.
Cursos com foco prático e idiomas
Além das disciplinas técnicas, os cursos também oferecem aulas de idiomas. Inglês e espanhol, nos níveis básico e instrumental, fazem parte do conteúdo. O foco é leitura e interpretação de textos, habilidades essenciais para o atendimento ao turista.
As áreas de formação atendem a diferentes perfis do setor, desde bares e restaurantes até a governança em meios de hospedagem.
Cronograma definido
As inscrições vão de 17 a 27 de março, até as 18h. As matrículas para quem se inscreveu até 23 de março acontecerão entre os dias 25 e 31 do mesmo mês. Já os que se inscreverem entre 23 e 27 de março poderão se matricular de 1 a 17 de abril.
Essa é uma chance de ouro para quem quer entrar no setor de turismo ou melhorar suas habilidades. O processo é simples, e a capacitação pode abrir muitas portas no mercado.