Minas Gerais se torna líder em geração de energia solar e principal força do Brasil no total de potência instalada

Flavia Marinho
por
-
25-02-2021 14:07:00
em Uncategorized
minas gerais - energia solar - energia - brasil Parque de energia solar em Minas Gerais

Minas Gerais a todo vapor, considerado a locomotiva do Brasil, estado lidera ranking sendo responsável por 18,5% da geração de energia solar do país

Embora o Brasil tenha demorado e engrenar no seguimento de energia solar, o ritmo desenvolvido nos últimos cinco anos demonstra um crescimento contínuo e cada vez mais acelerado. A região Norte de Minas Gerais, que concentra a maioria das usinas de geração distribuída do Brasil, receberá nos próximos anos um aporte de R$ 400 milhões, e impulsionar ainda mais o estado como referência do segmento. Outra boa notícia, Minas vai receber investimento milionário da Hipolabor e terá a maior fábrica de medicamentos genéricos.

Leia também

O número de conexões de usinas solares no Brasil mais que dobrou nos últimos doze meses, saltando de 176.885 em janeiro de 2020 para 390.910 no último mês, informam os dados compilados pela Agência Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

Reposicionando o Brasil da 26ª colocação no ranking mundial de 2017, para a 16ª em 2020. Apesar do grande salto, a utilização da energia solar representa menos de 5% de toda a matriz energética do país, tendo ainda um grande espaço a ser conquistado.

Minas Gerais lidera ranking de geraçaõ de energia solar no Brasil

Atualmente, com potência total instalada de 862,9 MW, Minas Gerais ocupa a liderança do ranking divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), sendo responsável por 18,5% da geração de energia solar de todo o Brasil. Os números do estado são maiores que a soma das federações de São Paulo e Rio de Janeiro, que ocupam a segunda e a oitava colocação, respectivamente.

Assim, Minas vai se consolidando como um polo nacional de produção de energia solar, aliviando o sobrecarregado sistema elétrico tradicional, e contribuindo para o desenvolvimento limpo sustentável do estado.

Uma quantidade significativa do total de usinas solares do Brasil se concentram na região Norte de Minas Gerais. De acordo com o diretor financeiro da Empresa Mineira de Geração Distribuída (EMGD), José Francisco Dutra, é importante destacar, dentre outros fatores, que o estado possui uma das mais altas tarifas de energia elétrica do Brasil, o que torna a utilização da fonte solar ainda mais vantajosa, além de apresentar excelentes índices solarimétricos. “Esse indicador aponta a quantidade de luz solar incidente em um determinado espaço e, consequentemente, determina o potencial máximo de geração de energia naquela área”, explica. “Tais motivos fazem de Minas uma verdadeira potência na captação e no consumo de energia solar”, reforça o empresário.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.