Com o objetivo de promover a sustentabilidade, o Instituto CSEM Brasil, em Minas Gerais, desenvolveu um painel de energia solar composto por material orgânico, após 10 anos de estudo
O Instituto CSEM Brasil, está desenvolvendo um painel de energia solar orgânico. A tecnologia está sendo estudada há mais de dez anos no centro de pesquisa aplicada do Instituto, que fica localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. A tecnologia de energia solar é mais leve e transparente do que os modelos comuns existentes no mercado.
Leia também
Painel de energia solar transparente
O objetivo do instituto de Minas Gerais é obter energia verde em todo lugar, sendo assim, o painel de energia solar orgânico, quando for produzido em grande escala, será 30 vezes mais barato que os painéis de energia solar tradicionais de silício que estão à venda no mercado.
No atual momento, o painel de energia solar orgânico do instituto de Minas Gerais ainda está sendo testado, outrossim, já foram construídas e adaptadas certas máquinas para o processo de impressão.
-
Brasil pode liderar exportações globais de hidrogênio verde até 2030, mas especialistas alertam: ‘risco de repetir o erro histórico do minério e virar apenas fornecedor barato’ para Europa e China
-
Do sertão para o mundo: multinacionais da Europa, China e Austrália investem bilhões em usinas solares e eólicas no Nordeste para transformar vento e sol em hidrogênio verde e colocar o Brasil na vitrine global da energia limpa
-
Portos de Pecém e Suape passam por transformação bilionária para exportar hidrogênio verde. Obras, usinas e contratos prometem colocar Brasil no centro da revolução energética
-
Cortes de energia renovável geram conflito e prejuízo entre governo e Aneel
Como é construído o painel de energia solar orgânico?
O painel de energia solar é composto por um filme plástico, em que as tintas que são feitas a base de carbono são impressas e podem transformar a luz solar em energia. Embora tenha 10 anos de desenvolvimento, o processo de produção é simples.
As prensas, que são parecidas com as de jornais, imprimem as cinco camadas de tintas no filme de plástico, para serem criados os elétrons. Assim, há duas camadas intermediárias, em que a de cima serve para conduzir cargas positivas, enquanto a camada inferior transporta as cargas negativas.
Já a última camada, que é impressa no filme de plástico, é a do terminal metálico, que serve para fechar todo o circuito. Para que a produção do painel ocorra, todo ambiente deve ser amarelo, por conta da sensibilidade do material que é usado para crias os painéis de energia solar orgânicos.
Durante os 10 anos de estudos para criar o painel solar orgânico, os cientistas de Minas Gerais descobriram que a radiação da luz azul iria impactar diretamente na qualidade do painel orgânico, e, por isso, as luzes amarelas são essenciais para o processo da produção de energia.
Benefícios do painel orgânico de energia solar criado em Minas Gerais
Uma das grandes vantagens do painel fotovoltaico orgânico é sua leveza e flexibilidade, e, além de tudo isso, é fácil de ser aplicado em qualquer tipo de superfície, mas com certeza o ponto mais forte do painel solar é ele ser produzido a partir de materiais orgânicos, sendo uma opção mais sustentável se comparado aos produzidos de silício que são mais comuns no mercado de energia solar.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.