1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Michelin pretende desenvolver pneu amigável com o meio ambiente e que aumenta a eficiência dos veículos elétricos através de alta tecnologia
Tempo de leitura 2 min de leitura

Michelin pretende desenvolver pneu amigável com o meio ambiente e que aumenta a eficiência dos veículos elétricos através de alta tecnologia

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 06/06/2021 às 12:02
carros elétricos pneus michelin
Fotógrafo: Jason Alden / Bloomberg

Pneus da Michelin prometem ser mais amigáveis com meio ambiente e aumentam a eficiência dos veículos elétricos

O mercado de veículos elétricos está a todo vapor e promete continuar crescendo ao longo das próximas décadas. Com esse novo mercado em ascensão, as empresas precisam se adaptar. Este é o caso da Michelin, uma dos líderes do mercado de pneus no mundo, que está desenvolvendo um pneu verde e que promete aumentar a eficiência dos carros elétricos.  

Alexis Garcin, presidente da Michelin Norte América, destacou que os pneus feitos para veículos elétricos têm que garantir uma segurança extra, além de minimizar a resistência da borracha com o asfalto. A resistência tem uma ligação direta com o desempenho dos carros elétricos.

A Michelin já colocou no mercado o e.PRIMACY, pneu que serve para SUVs elétricas. Mais leve, com menos atrito e mais resistente, o pneu está fazendo com que os veículos elétricos se tornem até 7% mais eficientes. Além de tudo, reduz o consumo de CO2, sendo muito mais amigável com o meio ambiente. O outro exemplo de pneu da Michelin é o Pilot Sport, pneu dedicado a veículos elétricos esportivos. Ele aumenta a eficiência dos veículos em até 60 KM. 

Michelin veículos elétricos, pneus
e.PRIMACY, pneu da Michelin que promete ser mais amigável com o meio ambiente e mais econômico. Foto: michelin.pt

Michelin pretende ter até 2050 pneus totalmente renováveis e recicláveis

A empresa está buscando chegar ao tão sonhado pneu 100% renovável e reciclável até 2050: “Aumentamos massivamente todos os nossos investimentos no que chamamos de divisão de materiais de alta tecnologia da Michelin. Isso nos abre para novos horizontes, como aeroespacial, medicina e outras indústrias muito importantes para o mercado. Nossa visão é ter um pneu totalmente renovável e reciclável até 2050. Hoje, mais ou menos, 30% do pneu é renovável e reciclável.” Disse Alexis Garcin em artigo publicado pelo Bloomberg.

O mercado de veículos elétricos tende a crescer massivamente nos próximos anos. Já é um consenso que os veículos movidos a gasolina e diesel deverão ficar obsoletos na próxima década, entre 2030 e 2040. A Honda, por exemplo, já espera acabar com a produção de veículos a combustão em 2040. Outras marcas gigantes globais também possuem metas semelhantes.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos