Mesmo com a alta dos preços da gasolina, este combustível segue sendo mais vantajoso em relação ao álcool. Confira se em seu estado é mais vantajoso abastecer com etanol ou gasolina

Roberta Souza
por
-
21-04-2022 12:02:33
em Petróleo, Óleo e Gás
gasolina, álcool, etanol Foto: Reprodução Google Imagens/ Blog Hiper Garagem




Abastecer com etanol traz vantagens em relação à gasolina apenas quando o preço nas bombas representa 70% do preço desse combustível. No último mês, foi constatado que só era vantajoso abastecer com álcool em 4 estados

Em decorrência da alta dos preços da gasolina, o abastecimento com álcool aumentou. Porém, segue sendo mais vantajoso abastecer com gasolina na maioria dos estados. De acordo com a ANP, encher o tanque do automóvel com etanol no mês passado só compensou em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

A vantagem do álcool é calculada considerando que o álcool possui cerca de 70% do poder calorífico da gasolina. Dessa forma, para saber se etanol é mais vantajoso que a gasolina, basta multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7. Caso o valor seja menor do que o do litro do etanol, significa que abastecer com gasolina será mais vantajoso. Caso contrário, o etanol será a melhor opção.

No final do último mês, o preço médio da gasolina foi mais competitivo do que do etanol em 22 estados e no Distrito Federal, ficando de fora apenas São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

Segundo o G1, em São Paulo, estado que mais produz e consome os combustíveis, o litro do etanol representou paridade de 68,34% frente ao preço médio da gasolina. No Rio de Janeiro, o valor médio do etanol correspondeu a 76,88% do preço da gasolina.

O preço do litro do álcool representou 68,7% do valor da gasolina na média dos mais de 4 mil postos pesquisados pela ANP em todo Brasil. Isso representa que, o etanol possui uma pequena vantagem. Vale lembrar que essa relação varia entre os postos e as cidades.

Aumento das vendas de etanol

De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), as vendas de etanol aumentaram em 17,33% na primeira quinzena de março, em comparação com a segunda quinzena de fevereiro. Estima-se que o preço do etanol possa declinar nos próximos meses em decorrência da nova safra de cana, que começou este mês.

Segundo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mostra uma prévia da inflação oficial do país, a gasolina acumula um aumento de 27,68% em 1 ano, enquanto etanol registra avanço de 24,27%.

No último mês, o preço dos combustíveis tiveram aumento nos postos do Brasil após duro reajuste, que foi anunciado pela Petrobras em março.

Vale destacar que o valor da gasolina para o consumidor depende também do preço do câmbio e do petróleo, visto que desde 2016 a Petrobras adotou a chama de paridade internacional, repassando as altas do petróleo no mercado internacional para o valor cobrado em suas refinarias.

O preço do álcool tem reflexos também no valor da gasolina, já que é obrigatório que esse combustível possua 27% de etanol anidro na mistura da gasolina vendida nos postos.

Como calcular se é mais vantajoso abastecer com álcool ou gasolina

Para identificar qual combustível vale mais a pena na bomba, o motorista deve multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7. Caso o resultado seja menor que o do litro do álcool, é melhor abastecer com o gasóleo. Caso contrário, o etanol é a melhor opção.

Logo:

  • Multiplique o valor do litro da gasolina por 0,7;
  • Se o resultado for menor que o preço do litro do etanol: gasolina é mais vantajoso;
  • Se o resultado for maior que o preço do litro do etanol: álcool é a melhor opção.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos