1. Início
  2. / Economia
  3. / Menos 10 milhões de m³ por dia de gás natural! YPFB reduz entrega para Petrobras
Tempo de leitura 2 min de leitura

Menos 10 milhões de m³ por dia de gás natural! YPFB reduz entrega para Petrobras

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 06/03/2020 às 20:30
Atualizado em 07/03/2020 às 08:55
NTS, técnicos, engenheiros, vagas, sudeste, NTS, gás natural
NTS, técnicos, engenheiros, vagas, sudeste, NTS, gás natural
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPFB) irá reduzir em 10 milhões de m³ por dia a entrega de gás natural para Petrobras

Foi assinado hoje (06) pela Petrobras, um novo aditivo ao contrato de suprimento de gás natural que a estatal brasileira tem com a YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales), da Bolívia.

Neste novo feito, foi acordado que a obrigação do fornecimento de gás natural pela companhia boliviana para a Petrobras será reduzido, saindo dos atuais 30,08 milhões de m³ por dia para 20 milhões de m³ por dia.

O acordo, firmado em 1999, se refere ao volume de gás natural contratado no início da operação do gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), que ainda não foi retirado pela Petrobras. O volume deste combustíveis que deixará de ser repassado à estatal brasileira, poderá ser comercializado livremente pela YPFB com outros agentes do mercado do Brasil.

A diminuição da quantidade de gás recebido pela brasileira faz parte do compromisso em reduzir sua dominância no mercado nacional de gás. A medida também conclui um dos termos previstos no Termo de Cessação de Conduta (TCC) assinado pela Petrobras com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

De acordo com a empresa, “A celebração deste aditivo ratifica o compromisso da Petrobras com a abertura do mercado brasileiro de gás natural, estimulando sua concorrência ao incentivar a entrada de novos agentes”.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos