Marco na indústria de mineração do Brasil! Senai e mineradora se unem para a exploração de minerais de terras raras na Bahia, o que antes era inviável

Flavia Marinho
por
-
17-05-2021 11:17:17
em Indústria e Construção Civil
Senai - mineração - minério - indústria - terras raras - bahia - mineradora Exploração de minério / Fonte: Reprodução – Via Google

As reservas brasileiras de terras raras podem chegar a 3,5 bilhões de toneladas. Embora seja o maior detentor de reservas de terras raras no mundo, o Brasil ainda possui uma produção baixa

A parceria entre a Mineradora Tabuleiro e o SENAI CIMATEC — um dos mais avançados centros de educação, ciência, tecnologia e inovação do Brasil, se tornará um marco a mineração brasileira! O projeto Terras Raras vai viabilizar a exploração de substâncias antes inviáveis tecnicamente e comercialmente. A iniciativa inédita envolve tecnologia e inovação para tornar possível a exploração de minerais de terras raras na Bahia, antes inviável.

Leia também

A parceria entre a Mineradora Tabuleiro e o SENAI CIMATEC tem como objetivo estudar e desenvolver um novo conceito de extração de terras raras economicamente viável e sustentável no Brasil. Além disso, o projeto inovador e estratégico pretende, também, promover a produção técnico-científica de artigos com expressivo fator de impacto no campo acadêmico.

O projeto Terra Raras será totalmente desenvolvido para destacar, nacionalmente e internacionalmente, a indústria e mineração Brasileira. “A parceria com a Mineradora Tabuleiro, através do projeto Terras Raras, é estratégica para o CIMATEC, pois nos posiciona na fronteira tecnológica desse setor, no cenário brasileiro e da américa latina. Além disso, o fato dessa parceria ser com uma empresa baiana também é de extrema relevância, pois está vinculada a nossa missão de apoiar o desenvolvimento de nossa indústria local”, ressalta o Gerente Executivo de Negócios do SENAI CIMATEC, André Oliveira.

Depois de obter a licença para iniciar o processamento do mineral em solo baiano, a mineradora também pretende estender o uso da tecnologia desenvolvida a parceiros mineradores e cooperativas.

Brasil é o maior detentor de reservas de terras raras no mundo

Mas o que são terras raras? As terras raras são matérias-primas na produção de superimãs, eletrônicos, equipamentos para defesa, indústria aeroespacial, energia, dentre outros segmentos. Recebem esse nome por ser de difícil extração, uma vez que os desafios de remoção e processamento não são pequenos, principalmente, por causa da disponibilidade limitada de conhecimentos técnicos para a separação dos minerais-minério contendo terras raras.

As reservas brasileiras de terras raras podem chegar a 3,5 bilhões de toneladas. Embora se posicione como o maior detentor de reservas de terras raras no mundo, o Brasil ainda possui uma produção baixa, informam os dados da United State Geological Service (2015).

Descobrem a terceira maior jazida de nióbio do mundo

A terceira maior reserva de nióbio é descoberta no nordeste da Sibéria na Rússia. De acordo com a mineradora Polymetal, ela – que está localizada em Tomtor, cidade formada por várias pequenas aldeias da República de Sajaá – já foi avaliada e confirmados sua escala e seu alto conteúdo.

E não para por aí: além da jazida de nióbio, o local também guarda uma grande quantidade de terras raras. Terras raras são necessárias para produzir quase qualquer item moderno de alta tecnologia, incluindo smartphones, computadores, chips e até fuselagens de jatos de caça.

De acordo com uma fonte citada pelo Russia Today, um estudo de viabilidade de um projeto começará em breve, e a construção de uma fábrica capaz de produzir 160 mil toneladas está prevista para 2025.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.