MENU
Menu
Início Maracaibo, a antiga ‘cidade do petróleo’, decidiu investir em um futuro sem uso de gasolina

Maracaibo, a antiga ‘cidade do petróleo’, decidiu investir em um futuro sem uso de gasolina

12 de setembro de 2022 às 12:14
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Maracaibo, a antiga 'cidade do petróleo', decidiu investir em um futuro sem uso de gasolina
Foto: The Verge/Reprodução

Almejando um futuro sem gasolina, inventores de Maracaibo, na Venezuela, desenvolvem carros elétricos que podem acabar com a dependência do combustível a base de petróleo no país.

Em Maracaibo, na Venezuela, dois inventores estão tentando fomentar investimentos em pequenos carros elétricos movidos a energia solar, para formar um futuro sem gasolina. É importante lembrar que esta se trata de uma cidade rica devido à exploração de petróleo, desse modo, os inventores estão objetivando uma alternativa para moradores cansados da falta de combustível e longas filas nos postos de gasolina.

Carros elétricos movidos com auxílio de painéis solares possuem velocidade máxima de 40 km/h

O técnico elétrico de 43 anos, José Cintron, desenvolveu um carro movido a energia solar, enquanto Augusto Pradelli, 61, criou um micro veículo elétrico que também pode utilizar energia de painéis solares. Os dois veículos são desenvolvidos sobre a estrutura de antigos carrinhos de golfe com baterias mais potentes.

Artigos recomendados

Segundo Pradelli, que possui oficina em Maracaibo, no extremo noroeste da Venezuela, estes motores elétricos não fazem barulho, não vibram, não poluem, são o futuro e o mundo precisa pensar em um futuro sem gasolina e sem depender do petróleo.

Os pequenos veículos podem transportar até quatro pessoas e andar entre 25 e 40 km/h. “As baterias podem ser recarregadas com os painéis solares em 10 horas ou mais rápido por meio de um ponto de carregamento elétrico”, afirma um dos inventores. 

“A beleza da energia solar é que, enquanto houver incidência, o veículo está sempre em carregamento. Diferente do petróleo e gasolina, o sol é de graça e é isso que deve ser aproveitado”, destacou Pradelli.

Energia solar pode contribuir para um futuro sem gasolina

Os dois homens, que autofinanciaram suas inovações, planejam trabalhar juntos para criar um carro híbrido e, futuramente, atingir a produção em toda a Venezuela, que já foi uma das maiores produtoras de petróleo do mundo.

Segundo Cintron, a energia solar pode contribuir para um futuro sem gasolina e na dependência de dos combustíveis fósseis, mas isso não é da noite para o dia e o petróleo não desaparecerá tão facilmente. 

Os inventores afirmam que os benefícios são apenas parte do atrativo para os moradores da cidade da Venezuela. O outro lado beneficente é a forma como os carros movidos a energia solar podem contribuir com as interrupções incessantes de energia e escassez de combustível.

A produção caiu na indústria de petróleo da Venezuela, após anos de manutenção precária e falta de investimento. Longas filas em postos de gasolina são uma das ocorrências regulares.

Presidente da Venezuela planeja investir nos veículos movidos a energia solar

Pradelli afirma que Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, chegou a indicar apoio em um evento de ciência e tecnologia no mês de agosto, quando seu veículo estava sendo exibido.

O inventor afirma que o presidente deseja comprar o projeto e acrescenta que precisa de meios para produzi-lo.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR