Menu
Início • Volkswagen SP 2: o belo esportivo que teve o sucesso destruído por causa de um fator

Volkswagen SP 2: o belo esportivo que teve o sucesso destruĂ­do por causa de um fator

5 de maio de 2024 Ă s 12:31
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Volkswagen SP 2: o belo esportivo que teve o sucesso destruĂ­do por causa de um fator
Volkswagen SP 2 1973 Foto: Old Is Cool Motors/Divulgação

O Volkswagen SP 2, aclamado por seu design, não alcançou o sucesso esperado devido à insuficiente potência de seu motor, uma escolha que limitou severamente sua performance e apelo no mercado esportivo.

O Volkswagen SP 2, lançado na década de 70, é frequentemente citado como um dos modelos mais bonitos já produzidos pela Volkswagen no Brasil. Com um design atraente e inovador, o carro tinha tudo para ser um grande sucesso. Entretanto, apesar de sua estética, o SP 2 falhou em atender às expectativas do mercado esportivo, principalmente por um motivo crucial: a falta de potência em seu motor.

Desenvolvido durante o auge dos esportivos fora-de-série, o SP 2 fazia parte do Projeto X da Volkswagen, que visava criar um veículo esportivo mais acessível e eficiente que os modelos da época. O carro foi construído sobre a plataforma da perua Variant e tinha a carroceria de chapa de aço. Seu lançamento ocorreu em 1972, e o modelo foi recebido com entusiasmo, prometendo revolucionar a categoria de veículos esportivos no Brasil.

Artigos recomendados

Nome “SP” no Volkswagen SP 2 Ă© uma homenagem Ă  cidade de SĂŁo Paulo

O nome “SP” no Volkswagen SP 2 Ă© uma homenagem Ă  cidade de SĂŁo Paulo. Esse modelo foi concebido e desenvolvido pela Volkswagen do Brasil, especificamente no estado de SĂŁo Paulo, durante um perĂ­odo em que a indĂşstria automobilĂ­stica brasileira buscava criar identidades Ăşnicas para os seus veĂ­culos. O nome serviu tanto para celebrar a origem do carro quanto para realçar seu caráter inovador e esportivo dentro da linha de produção da Volkswagen na Ă©poca.

Volkswagen SP 1, com um motor de 1.6 litros que gerava apenas 65 cavalos, e a SP 2, um pouco mais potente, com um motor de 1.7 litros e 75 cavalos

O Volkswagen SP 2 estava disponível em duas versões: SP 1, com um motor de 1.6 litros que gerava apenas 65 cavalos, e a SP 2, um pouco mais potente, com um motor de 1.7 litros e 75 cavalos. Apesar da melhoria na versão SP 2, o desempenho ainda era considerado insuficiente para um esportivo, com a aceleração de 0 a 100 km/h levando 17 segundos e uma velocidade máxima de apenas 161 km/h.

Essa falta de força foi decisiva para o declínio nas vendas do modelo. Enquanto o design atraía os consumidores, a performance não correspondia às expectativas para um carro esportivo, levando muitos a optar por alternativas como o Puma GT, que oferecia uma experiência de condução mais dinâmica e emocionante.

Produção do Volkswagen SP 2 foi descontinuada em 1976, após a fabricação de pouco mais de 10 mil unidades

A produção do Volkswagen SP 2 foi descontinuada em 1976, após a fabricação de pouco mais de 10 mil unidades. A tentativa de revigorar o modelo com uma versão mais potente, a SP 3, que utilizaria um motor dianteiro do Passat, nunca saiu do papel, consolidando o destino do SP 2 como um belo carro que não entregava a performance prometida.

Hoje, o Volkswagen SP 2 é considerado um clássico, com poucas unidades remanescentes nas ruas. Seu legado, no entanto, serve como um lembrete crítico para a indústria automotiva: o equilíbrio entre estética e performance é crucial, especialmente no segmento de esportivos. O caso do SP 2 destaca a importância de atender às expectativas de potência e desempenho dos consumidores para garantir o sucesso de um veículo no mercado competitivo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
9 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
9
0
AdorarĂ­amos sua opniĂŁo sobre esse assunto, comente!x