O novo experimento offshore surgiu após as bombas de titânio serem testadas em navios que atuam no Brasil. Após isso, elas serão inseridas no FPSO na Guiana
As bombas centrífugas com sede no Reino Unido e fabricante de equipamentos associados, Amarinth, ganhou um pedido da VWS Westgarth para duas bombas de titânio, que serão utilizadas a bordo do navio FPSO One Guyana da SBM Offshore, destinado a trabalhar para a ExxonMobil na Guiana.
A Amarinth divulgou na segunda-feira, 28, que foi incumbida pela VWS Westgarth de fornecer as duas bombas Offshore de retrolavagem de navios quimicamente aprimoradas API 610 OH2 de titânio, após a entrega bem-sucedida de bombas semelhantes para duas embarcações FPSO operando no Brasil.
Para Oliver Brigginshaw, diretor administrativo da Amarinth, “Estamos muito satisfeitos que a VWS Westgarth tenha feito um novo pedido à Amarinth para essas bombas de titânio offshore API 610 OH2 para navios. Isso se baseia na entrega bem-sucedida de um pedido anterior à VWS Westgarth e destaca ainda mais nossas capacidades no fornecimento de bombas API 610, fabricadas em ligas exóticas, que operam de maneira confiável nas condições extremamente árduas experimentadas em embarcações FPSO.”
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Bombas fabricadas em titânio
Os representantes do Reino Unido explicaram ainda que todas as partes molhadas das bombas de navios seriam fabricadas em titânio – incluindo carcaças, impulsores e eixos – para lidar com o fluido altamente corrosivo.
Como o titânio é “um material difícil de trabalhar”, ele deve ser fundido sob vácuo total usando cadinhos de cobre para evitar que o titânio fundido ataque as paredes do cadinho, elaborou a empresa Offshore.
A Amarinth destacou que tem “uma forte relação” com sua cadeia de suprimentos em navios, permitindo-lhe adquirir componentes de titânio de difícil obtenção, enquanto o Reino Unido tem “uma das poucas fundições do mundo” com capacidade de fundir os grandes componentes de titânio. necessário para as bombas.
Certificações nas bombas do FPSO Offshore
As bombas de navios API 610 OH2 terão certificação ATEX Zona 2 para áreas perigosas com motores certificados IECEx. Com espaço limitado dentro da embarcação FPSO, Amarinth apontou que o projeto inclui uma placa de base sob medida que incorpora uma estação de controle local dentro de sua pegada.
De acordo com a empresa, as bombas offshore serão fornecidas em um prazo de entrega apertado de 38 semanas, o que é necessário para se adequar à construção do FPSO que está sendo realizada na China e combina o novo casco multiuso de construção com vários módulos padronizados de topsides.