Aproveitando sua ampla experiência na construção de linhas de transmissão, a SKIC Brasil está pronta para capitalizar perspectivas promissoras neste setor, começando com leilões para construção de infraestrutura de transmissão de energia.
O setor enfrenta atualmente um grande déficit em sua infraestrutura de transmissão de energia, principalmente em relação aos parques de energia eólica e solar atualmente em construção. A expectativa é que essa deficiência persista até 2030. Com isso, estão previstos quatro leilões para aquisição de novas linhas de transmissão de energia, que ligam esses parques eólicos ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Esses leilões, previstos para junho, julho, outubro e dezembro, têm atraído grande interesse do mercado pela importância da infraestrutura de transmissão e pelas oportunidades de investimento que ela apresenta, com a EPE estimando um investimento de cerca de R$ 50 bilhões. A SKIC Brasil está entre as que antecipam um impacto positivo em suas operações, principalmente nas áreas de engenharia e construção.
O que diz a empresa sobre a ampliação das redes de transmissão de energia
Como subsidiária brasileira da Sigdo Koppers Ingieneria y Construccion, uma das maiores empresas de engenharia e construção da América Latina, a SKIC iniciou suas operações no Brasil em 2016, instalando o primeiro projeto de linha de transmissão no país e, desde então, mais de 2.000 quilômetros de linhas foram construídos.
- Mais de 3 mil operações, 33,5 quilos de ouro confiscados e R$ 245 milhões de prejuízo ao garimpo ilegal marcam a maior ofensiva já registrada na Terra Indígena Yanomami
- China compra mais ouro do que todos os países do mundo e já acumula 2.264 toneladas nos cofres
- Urânio? Que nada! China está de olho em jazida monumental de terras raras em mina do Amazonas!
- Como Singapura se tornou tão rica? — sem petróleo, sem ouro e nem mesmo água potável suficiente
A empresa irá participar do leilão deste ano em parceria com empresas concorrentes às concessões de linhas de transmissão, que já fecharam pré-contratos de EPC para a construção da infraestrutura.
“O setor de linhas de transmissão será uma de nossas prioridades neste ano. A infraestrutura é a etapa final para levar os 6.000 MW de energia renovável gerados pelo novo parque ao centro de consumo. Queremos contribuir com nossa expertise para esta fase fundamental do conhecimento da operação do parque eólico”, diz Robson Campos, CEO da SKIC Brasil.
A empresa assinou recentemente um contrato para construir uma usina fotovoltaica de 636 MWp (megawatt pico) para a Auren Energia, localizada no estado de Minas Gerais. Além da fábrica, no projeto a SKIC também construirá uma linha de transmissão de 230 kV com aproximadamente 8,7 quilômetros de extensão, ligando o futuro parque à rede do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), entre 2026 e 2028 serão construídos 241 novos parques fotovoltaicos e eólicos, aumentando ainda mais a demanda por linhas de transmissão.
SKIC avança em outras áreas do mercado brasileiro
Desde o início das operações no Brasil em 2016, a Sigdo Koppers Ingeniería e Construcción (SKIC) se consolidou como uma das principais empresas de engenharia e construção do país, graças à sua excelência técnica na execução de projetos EPC de alta complexidade em diversos setores da indústria.
A atuação no Brasil começou no setor de energia com obras de transmissão de energia, ligando diversos estados e parques geradores, período em que a empresa construiu mais de 2.000 quilômetros de linhas no Brasil. Como especialista na indústria de mineração, especialmente no Chile, a SKIC implementou planos em 2021 para avançar neste mercado no Brasil, bem como nas áreas de siderurgia, indústria pesada, energia térmica e geração de energia renovável.