1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Leilões de petróleo e gás natural avançam com participação de Minas Gerais
Localização MG Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Leilões de petróleo e gás natural avançam com participação de Minas Gerais

Escrito por Caio Aviz
Publicado em 08/04/2025 às 20:22
Leilão de 70 milhões de barris de petróleo em Minas Gerais com autoridades e votação em plenário
Representantes do setor energético discutem estratégias para o leilão de 70 milhões de barris de petróleo em Minas Gerais

Governo federal e estado de Minas Gerais detalham estratégias para comercialização de 70 milhões de barris de petróleo e abertura do mercado livre de gás natural

Em 5 de abril de 2025, o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) realizaram uma reunião técnica com o objetivo de definir os parâmetros para os próximos leilões de petróleo e gás natural da União, segundo o site JM Online.

O plano inclui a comercialização de aproximadamente 70 milhões de barris no 5º Leilão de Petróleo da União. Além disso, a preparação para o primeiro leilão de gás natural segue prevista para o último trimestre de 2025, conforme o cronograma apresentado pelo governo.

Campo de Mero terá papel relevante no volume ofertado

Durante o encontro, os técnicos discutiram a modelagem dos contratos, os volumes previstos para oferta e os prazos de publicação dos editais.

De acordo com o JM Online, o Campo de Mero deve produzir mais de 50 milhões de barris e comercializar esse volume ao longo de um período estimado de 12 meses.

Além disso, o avanço do leilão de gás natural depende da contratação de infraestrutura essencial, como o Sistema Integrado de Escoamento (SIE) e o Sistema Integrado de Processamento (SIP).

O MME também avalia a realização de um novo leilão de óleo em áreas ainda não contratadas dos campos de Tupi, Mero e Atapu, com o objetivo de ampliar a competitividade e viabilizar novos investimentos.

Minas Gerais propõe atualização do marco regulatório do gás

Enquanto o governo federal estrutura os leilões, Minas Gerais abriu consulta pública para revisar o marco regulatório do Mercado Livre de Gás Natural Canalizado.

Segundo o JM Online, as propostas de atualização buscam ampliar o acesso dos consumidores ao mercado livre e alinhar Minas Gerais à Nova Lei do Gás.

Além disso, a medida busca promover maior coerência regulatória entre as normas estaduais e federais, fortalecendo a integração do setor.

A consulta pública está aberta até as 23h do dia 16 de maio. Ela pode ser acessada no portal oficial da Sede-MG.

A sociedade considera essencial sua participação para que as novas diretrizes reflitam as demandas do mercado e favoreçam o desenvolvimento sustentável do setor.

Medidas incluem biometano e transição energética

Entre as propostas em análise, destacam-se a inclusão do biometano na regulação, a revisão da migração ao mercado livre e a modernização dos contratos.

O novo marco deve incluir diretrizes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e alinhar-se ao PLAC-MG.
Além disso, o alinhamento com o Plano de Ação Climática de Minas Gerais (PLAC-MG) reforça o foco na transição energética.

De acordo com o JM Online, o governo instituiu o marco regulatório em vigor em 2014. Ele define as condições para o acesso ao serviço de distribuição de gás por consumidores livres, autoimportadores e autoprodutores no estado de Minas Gerais.


Além disso, regula a atuação de comercializadores dentro do território mineiro, garantindo regras claras para todos os agentes do mercado.

Iniciativas buscam ampliar eficiência e atratividade do setor

As ações conjuntas dos governos federal e estadual buscam fortalecer a governança, aumentar a transparência e estimular um ambiente regulatório mais competitivo.

O foco está em promover a eficiência operacional, atrair investimentos sustentáveis e garantir segurança energética para o país, sem promessas exageradas ou especulações.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários

Caio Aviz

Escrevo sobre o mercado offshore, petróleo e gás, vagas de emprego, energias renováveis, mineração, economia, inovação, geopolítica e governo. Buscando sempre atualizações diárias e assuntos relevantes, exponho um conteúdo rico, considerável e significativo.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x