A proprietária e operadora de petroleiros, Knutsen NYK Offshore Tankers (KNOT), localizada na Noruega, fez um pedido para um novo navio-tanque a ser afretado pela gigante brasileira Petrobras.
O contrato para a construção do navio-tanque Suezmax Dynamic Positioning (DP2) de 154.000 m3, foi assinado pela KNOT no último dia 21 de novembro. O projeto será executado pelo estaleiro chinês Cosco Shipping Heavy Industry (Zhoushan).
A KNOT informou que o novo navio-tanque encomendado para a Petrobras, será entregue para a gigante do petróleo e gás brasileira, no ano de 2025. A partir daí, a Petrobras será o afretador do navio nos termos de um contrato válido por 15 anos.
- Akaer fecha contrato milionário para produzir componentes do C-390 e do Praetor 600: participação em aviões que já conquistaram mais de 10 países!
- Conheça o plano ambicioso da Petrobras que pode gerar 25 MIL empregos e investimentos de mais de R$ 130 BILHÕES
- “Se isso acontecer, a gasolina vai custar R$ 40 reais”, alerta Sergio Sacani sobre a produção de petróleo
- BYD Changzhou, com impressionantes 200 metros de comprimento, é o novo navio da BYD, projetado para transportar até 7.000 veículos
Além desse contrato recente, a KNOT tem outro navio aliviador em contrato com a Petrobras por um período de dez anos, com entrega prevista para outubro de 2024.
Após a conclusão deste pedido mais recente, o Grupo Knutsen NYK Offshore Tankers, terá um total combinado de 26 novas construções, incluindo projetos para gás natural liquefeito (GNL) e navios aliviadores.
Em 2022 a Petrobras recebeu três novos navios-tanque Suezmax DP2
Nos últimos anos, a Petrobras recebeu três navios-tanque Suezmax DP2 que foram afretados da AET, uma unidade de logística de petróleo da MISC Berhad da Malásia, com sede em Cingapura.
Em março de 2022, o primeiro desses navios, o Eagle Colatina, construído para afretamento da Petrobras, chegou ao Brasil. Dois meses depois, a Samsung Heavy Industries (SHI) entregou o segundo, que foi designado como Eagle Cambe.
Já no final de julho de 2022, o terceiro e último petroleiro, que recebeu o nome de Eagle Crato, foi finalmente entregue.
De acordo com a KNOT, as embarcações foram construídas respeitando os requisitos técnicos da construção naval e operarão de acordo com os “mais altos padrões operacionais e ambientais”.
Esses padrões incluem total conformidade com os requisitos de emissão de NOx e SOx Tier 3 da IMO. Além disso, os navios-tanque foram construídas de acordo com os requisitos técnicos da Petrobras no Brasil.
O navio-tanque têm uma classificação ABS e são equipados com bombas de carga de acionamento de frequência variável, que são acionadas eletricamente, além de propulsores de alta potência, os quais contribuem para uma maior eficiência em termos de consumo de combustível.