Edital publicado em São Paulo prevê retorno de 2,2 mil policiais da reserva para cargos administrativos e reforço no patrulhamento das ruas
O Governo de São Paulo lançou, nesta terça-feira (6), um edital para convocar 2,2 mil policiais da reserva da PM de SP. A proposta é preencher cargos administrativos com profissionais inativos, liberando mais agentes da ativa para o patrulhamento das ruas.
O anúncio foi feito no Diário Oficial do Estado e integra o plano da gestão estadual para reforçar a segurança pública.
Inscrições PM de SP abertas a partir de 12 maio
Os policiais interessados em retornar à atividade devem se inscrever entre os dias 12 de maio e 2 de junho.
-
Sem exigir experiência profissional, seleção oferece 100 oportunidades de emprego para homens e mulheres de 18 a 55 anos, com salário de R$ 2,1 mil, refeição no local e transporte fretado para trabalhar com recebimento, separação e organização de produtos em SP
-
Vagas de estágio em 2026: Novo processo seletivo da ArcelorMittal Tubarão oferece bolsas de até R$ 1.100 para estagiários e reforça investimentos na formação de talentos para a indústria, conectando educação, tecnologia e desenvolvimento profissional em larga escala
-
2.653 vagas de emprego pelo Sine-RO, com 419 novas oportunidades nesta semana, 81 chances para aprendizes e Ji-Paraná liderando a lista de contratações em Rondônia
-
46 vagas de emprego são abertas com salários que chegam a R$ 2.500, benefícios como vale-alimentação, assistência médica e oportunidades sem exigência de experiência em Cajamar
Para isso, é necessário preencher uma ficha e entregá-la diretamente na unidade onde deseja atuar.
A medida é voltada exclusivamente para praças da Polícia Militar que se aposentaram nos cargos de soldados, cabos, sargentos ou subtenentes.
Segundo o edital, o tempo máximo de permanência nos novos cargos será de um ano, com possibilidade de prorrogação.
A jornada será de oito horas diárias, com direito a férias, como previsto.
Função administrativa e critérios de seleção
Os postos oferecidos são todos para serviços administrativos. Dessa forma, os policiais que forem selecionados continuarão com o status de inativos.
Isso significa que não poderão usar a farda nem disputar promoções.
A seleção dará preferência aos que já possuam experiência nas rotinas internas da corporação.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, a medida busca reforçar o policiamento ostensivo. “É mais uma etapa para recompor o efetivo da Polícia Militar no estado”, afirmou.
Militar da reserva mantém vínculo com a corporação
Mesmo aposentados, os policiais da reserva seguem vinculados à Polícia Militar.
O capitão Gustavo Maciel, da Subsecretaria de Acompanhamento de Projetos Estratégicos da SSP, explicou que, diferentemente de outros servidores públicos, esses militares continuam respondendo ao código militar.
Mesmo inativo, o policial continua sujeito ao regulamento disciplinar, já que não rompeu o vínculo com a instituição, diferentemente do que ocorre com aposentados de outras áreas, explicou Maciel.
Com a nova convocação, o governo espera liberar mais agentes para as ruas sem aumentar de imediato o efetivo da ativa.
O objetivo é tornar o serviço mais eficiente, especialmente em municípios onde há maior demanda por policiamento ostensivo.
