1. Início
  2. / Construção
  3. / Industria do aço, um dos setores mais importantes da economia e geração de empregos, volta a ter produção no nível de pré-pandemia
Tempo de leitura 2 min de leitura

Industria do aço, um dos setores mais importantes da economia e geração de empregos, volta a ter produção no nível de pré-pandemia

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 30/09/2021 às 21:30
Atualizado em 29/12/2021 às 09:26
indústria, aço, indústria do aço, empregos
Metalúrgica Durametal, durante fabricação de cubos de rodas. Fortaleza (CE) 17.07.2014 – Foto: José Paulo Lacerda

Industria do aço retoma a capacidade parada e volta a ter produção no nível da pré-pandemia

Um dos setores mais importantes para a geração de empregos, a indústria brasileira do aço retomou a sua capacidade parada, alcançando o patamar de produção de pré-pandemia. Marco Faraco, presidente do Conselho Diretor do Aço Brasil, a produção da indústria de aço no Brasil operou com apenas 40% da sua capacidade no auge da pandemia. Diante das ações governamentais e os cenários micro e macroeconômicos do país, a indústria se recuperou. 

Faraco também abordou a redução drástica nas exportações do aço durante a pandemia. Ação que ocorreu para a atender o mercado interno. Ainda segundo ele, a expectativa é que o setor da indústria do aço tenha um crescimento de 14% para a produção de aço bruto, se comparado com 2020. Já a venda interna deve aumentar 19%, enquanto o consumo aparente deve subir 24%. 

Consideramos como prioridade a recuperação da competitividade sistêmica do setor do aço brasileiro, e isso está diretamente ligado ao Custo Brasil. É imprescindível a aprovação da reforma tributária, sendo ampla, diminuindo a cumulatividade de impostos”, disse. 

Congresso Aço Brasil 

Imagem do Ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura. Marcelo Camargo/Agência Brasil

 Na quarta-feira, aconteceu a abertura do congresso Aço Brasil 2021, que reuniu remotamente autoridades, especialistas e empresários do para debaterem sobre a expectativa e sobre o setor do aço na economia. Tarcísio de Freitas, Ministro da Infraestrutura, também esteve presente e comentou sobre a produção de aço do Brasil em 2021.

Temos visto crescimento nas vendas internas e no consumo aparente de produtos siderúrgicos. Aço é um indicador de antecedência. Significa que na esteira desse crescimento do consumo de aço, verificaremos também o crescimento do nosso produto interno bruto”, disse o Ministro da Infraestrutura. 

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos