1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Hyundai Motor Group: grupo lança dois programas piloto para impulsionar entregas; sistema utiliza direção inteligente e robôs autônomos
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura

Hyundai Motor Group: grupo lança dois programas piloto para impulsionar entregas; sistema utiliza direção inteligente e robôs autônomos

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 10/01/2023 às 15:16
Hyundai Motor Group
Hyundai Motor Group (Foto/divulgação)

Na última semana, o Hyundai Motor Group anunciou que está desenvolvendo dois programas piloto de serviço de entrega, que se utilizam de robôs autônomos baseados em sua plataforma modular Plug & Drive (PnD). Os testes foram realizados em um hotel e um complexo residencial-comercial.

Inicialmente apresentada na CES 2022, a plataforma modular PnD, é uma unidade de roda única “tudo em um”, que usa direção inteligente, tração elétrica nas rodas, frenagem, LiDAR, hardware de suspensão e sensores de câmera para se locomover. Além disso, ela possui uma unidade de armazenamento integrada para transportar itens para os clientes.

Por outro lado, a capacidade de direção autônoma garante que o robô baseado em PnD encontre a roda ideal dentro da área para entregar itens aos clientes. Além disso, a Hyundai Motor Group garantiu que o robô também pode detectar e evitar objetos fixos e em movimento.

No Rolling Hills Hotel, o sistema é utilizado para entregar itens, alimentos e bebidas nos quartos dos hóspedes. Em relação ao residencial-comercial, o robô realiza o serviço de entrega de comida, através de pedidos dos restaurantes mais próximos.

Hyundai Motor Group lança robôs capaz de andar de forma autônoma para entregar itens 

Sendo um marco do projeto, os sensores e câmaras LiDAR permitem que o robô ande de forma autônoma e simples. Assim, ele detecta obstáculos parados e em movimento, além de encontrar a melhor rota para o destino, sendo um ponto essencial para o sucesso do projeto.

Além disso, o Hyundai Motor Group afirmou que o robô conta com um algoritmo baseado na aprendizagem profunda para reconhecer onde está passando. Dessa forma, caso ele precise usar o elevador, por exemplo, conseguirá identificar se o número máximo de pessoas está presente e, consequentemente, esperará um novo elevador.

Quando o sistema chega ao quarto, ele aguarda até a porta abrir e consegue reconhecer o hóspede do hotel, abrindo automaticamente o compartilhamento com o item que foi solicitado. Vale citar que o robô consegue se comunicar por mensagem de voz e um aviso em sua tela.

Como ele também consegue fazer entregas pelas cidades, o Hyundai Motor Group fechou uma parceria com a empresa coreana de entrega de alimentos, Woowa Brothers, para testar a complexidade do sistema. Dessa forma, o robô entrega comida na periferia de Seul, para mostrar como funciona.

Sendo assim, após receber o pedido online através de um app chamado Baemin, o robô pega a encomenda e a entrega na porta do usuário solicitante. Para ter sucesso nessa empreitada, o equipamento usa de comunicação sem fios, conseguindo abrir portas trancadas e até mesmo reconhecendo quem está próximo. 

Por fim, o Hyundai Motor Group acredita que os novos roubos aumentem consideravelmente a eficiência das entregas na região. Sendo assim, tendo como base os resultados dos dois programas piloto, a missão é aperfeiçoar o robô de entrega para ampliar suas capacidades.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos