1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Hyundai e LG fecham parceria para produção de baterias de carros elétricos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Hyundai e LG fecham parceria para produção de baterias de carros elétricos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/08/2021 às 12:17
LG - carros elétricos - baterias - Hyundai
Fábrica da LG – créditos: Insideevs
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Após anunciar sua entrada no setor de carros elétricos, a LG fecha parceria com a Hyundai para a produção de baterias para veículos elétricos em Karawang, na Indonésia

A Hyundai e a LG fecharam parceria para a criação de uma joint venture para a produção de baterias para carros elétricos. As empresas assinaram uma carta de intenções com o governo da Indonésia para estabelecer a empresa. As empresas coreanas planejam realizar um investimento no valor de US$ 1,1 bilhão na nova empresa, com 50% de participação de cada uma, e construir uma fábrica em Karawang, próximo à capital Jacarta. Sendo assim, as autoridades locais privilegiarão a fábrica com diversos tipos de fomentos.

Leia também

Empresa de baterias para carros elétricos terá capacidade de 10 GWh

A fábrica da Hyundai e LG será construída em um área de 330.000 m², sendo a construção iniciada ainda este ano e com previsão de ser concluída em 2023. Sendo assim, a fábrica entrará em total funcionamento em 2024 e, em operação, a unidade produzirá baterias de íon-lítio com capacidade de 10 GWh, o suficiente para abastecer 150 mil carros elétricos.

As células de baterias que forem produzidas em Karawang serão utilizadas em veículos da Hyundai e Kia, que serão montados na nova plataforma modular elétrica global (E-GMP). A nova joint venture contribuirá para que a Hyundai amplie sua linha de carros elétricos para 23 modelos e chegue a 1 milhão de emplacamentos zero emissão até o ano de 2025.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A LG afirma que escolheu a Indonésia pois o país é um dos produtores mundiais de níquel, matéria-prima essencial para a criação de baterias para carros elétricos. Além desse fator, o governo local também já mostra um grande fomento ao segmento, propondo políticas para tornar o país um forte concorrente no mercado global.

LG anuncia sua entrada no setor de carros elétricos

Em Junho, após sair do setor de smartphones, a LG anunciou sua entrada no mercado de carros elétricos. Ainda neste ano a LG comprou a empresa Magna Internacional, uma empresa fornecedora de peças para o setor automotivo mundial que tem sua sede no Canadá.

Na época, os planos da empresa seriam fabricar componentes para carros elétricos como, por exemplo, carregadores por indução, centrais multimídia e até motores elétricos. Vale lembrar que a empresa canadense do setor de veículos também possui parceria com grandes montadoras como Ford, BMW e GM. A LG adquiriu 51% da canadense e suas operações na empresa iniciaram no mês de julho.

Conheça a LG e a Hyundai

A LG iniciou suas operações no território sul coreano no fim da década de 40, e seus negócios são operados por 147 subsidiárias distribuídas por 53 países, onde empregam aproximadamente 177 mil colaboradores.

O Grupo LG atua em diversos setores como química, energia, maquinaria, telecomunicações, metais, serviços e finanças.

Já a Hyundai tem a missão de oferecer veículos de alta qualidade para o mercado global através de um ótimo atendimento e com eficiência. A montadora possui 10 fábricas espalhadas pelo mundo, e apenas 3 são na Coreia do Sul. Em território brasileiro a montadora chegou em 2011, com sua unidade em Piracicaba (SP), com um investimento de US$ 700 milhões. A fábrica possui capacidade para produzir até 180 mil carros por ano, o equivalente a 36 carros por hora.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos