Dois anos e meio após a inauguração, unidade no Oeste do Paraná encerrou atividades com 10 leitos de UTI ocupados, 59 de enfermaria, pacientes transferidos e investigação sobre falhas contratuais na gestão terceirizada
Conforme informações divulgadas pelo G1, o Hospital Regional de Toledo, no Oeste do Paraná, encerrou atividades dois anos e meio após ser inaugurado, após denúncias e problemas na gestão terceirizada do Instituto Ideas, com pacientes transferidos e incerteza sobre a retomada.
Fechamento do hospital atingiu leitos ocupados
A unidade tinha 10 leitos de UTI, todos ocupados, e 59 leitos de enfermaria. A Secretaria de Estado da Saúde informou que todos os pacientes foram levados para hospitais da região.
O Hospital Regional de Toledo atendia casos de média complexidade, principalmente cirurgias programadas.
-
Ex-funcionária do Atacadão que não sabia fazer bolo aprende confeitaria pela internet, começa vendendo doces em casa e transforma seu sonho em marca com fábrica, loja, delivery e quase R$ 2 milhões em faturamento
-
Startup brasileira vende quase 9 milhões de sacolas surpresa com comida perto do vencimento, evita milhares de toneladas de desperdício e mira faturamento de R$ 220 milhões em 2026
-
Planeta rosa com nuvens de sal surpreende astrônomos: James Webb desvenda atmosfera cheia de água, metano e amônia, mas deixa no ar a maior dúvida sobre o GJ 504b — afinal, é planeta gigante ou anã marrom?
-
Você pode estar facilitando a entrada da aranha-marrom sem perceber; conheça os esconderijos favoritos e os truques gratuitos que reduzem o risco de picadas
O encerramento ocorreu depois de meses de questionamentos sobre o cumprimento do contrato pela organização responsável.
Contrato vinha sendo questionado
O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde, conhecido como Ideas, administrava a unidade desde 2023.
O Ministério Público aponta que o hospital não cumpria exigências contratuais desde julho do ano passado.
A promotoria identificou dificuldades financeiras, falta de materiais e escassez de profissionais, mesmo com repasses públicos em dia. Esses problemas passaram a integrar a apuração sobre o Hospital Regional de Toledo.
Prefeitura abriu processo administrativo
No dia 17 de março, a Prefeitura de Toledo abriu processo administrativo para apurar possíveis infrações no contrato. A empresa recebeu prazo para defesa.
Na última quinta-feira, dia 30, a prefeitura comunicou que o hospital seria fechado temporariamente. No sábado, dia 2, a empresa oficializou o encerramento das atividades.
Empresa citou falta de insumos
Em nota, a direção afirmou que a decisão de fechar o Hospital Regional de Toledo foi motivada pela falta de insumos essenciais e pela dificuldade de manter escalas.
O Instituto informou que está em tratativas com a prefeitura e, por ora, não vai se manifestar. A situação deixou sem defnição o prazo e o formato de retomada.
Ministério Público acompanha o caso
O Ministério Público acompanha o caso e alerta que o fechamento pode afetar o atendimento de saúde em toda a região Oeste, já que a unidade integrava a rede regional.
Uma reunião de emergência reuniu secretarias municipais e a procuradoria para discutir a contratação emergencial de nova empresa.
A medida busca garantir serviços, mas ainda não há decisão sobre como o atendimento será retomado.
A Prefeitura de Toledo e a Secretaria de Saúde não responderam aos pedidos de posicionamento da RPC, afiliada da Rede Globo. O caso segue em acompamhamento enquanto a gestão permanece indefinida.
Com informações de G1.
